Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE NACIONAL1

Ópticas de cálculo do valor da produção

O produto de um país pode ser obtido por três ópticas equivalentes: Óptica do Produto – permite-nos conhecer o valor do produto por sector institucional e/ou sector de actividade. Óptica da Despesa – permite-nos conhecer os gastos efectuados pelos diferentes sectores institucionais. Óptica do Rendimento – permite-nos conhecer ovalor atribuído como remuneração dos factores de produção.

1. Cálculo da produção pela óptica do produto Produto Interno Bruto (PIB) Este é um dos agregados mais utilizados na análise da actividade económica. Comparando os valores do PIB em vários períodos, ficamos com uma ideia de como se desenvolveu a produção do país. O PIB mede a produção total do país, ou seja, a quantidade de bens eserviços produzidos durante um determinado período de tempo, geralmente um ano civil.


O

Como se calcula o PIB? valor do produto é determinado a partir do valor acrescentado pelos

ramos/sectores de actividade económica. Desta forma, os produtos são classificados conforme a sua natureza e origem. Um dos problemas que poderá surgir está relacionado com a existência de bens de consumointermédio. Assim, o valor de certo bem poderá ser registado mais do que uma vez pelo facto de outros bens serem incorporados no processo produtivo – problema da múltipla contagem. Para evitar o problema da múltipla contagem recorre-se a um dos dois métodos seguintes: 1. Método dos valores acrescentados. 2. Método dos produtos finais. Podemos obter o PIB pelo somatório dos valores acrescentados. Estemétodo baseia-se na determinação do valor acrescentado por cada unidade produtiva, calculado através da diferença entre o valor das vendas e o valor das compras que foi necessário efectuar para conseguir realizar a produção. Para efeitos de cálculo, considera-se apenas o valor acrescentado de cada empresa.

1

Texto complementar às aulas práticas. Docente: Margarita Carvalho.

1

De notar que:É preciso distinguir bens e serviços finais/intermédios; O consumo intermédio corresponde ao valor dos bens e serviços consumidos incorporados no processo produtivo. O valor acrescentado será assim a diferença entre o valor da produção e o valor do consumo intermédio. O valor do produto resulta, pois, da soma dos valores acrescentados pelas unidades de produção. PIB = ΣVAB Outro método que pode serutilizado é o método dos produtos finais. Este método toma em atenção o valor dos produtos finais e no cálculo do produto considera-se apenas o valor da produção de bens e serviços finais, ou seja considera apenas para o cálculo os bens e serviços que não sofrerão mais transformações no processo produtivo, ou seja, que se destinam ao consumidor final.

● Produto interno e produto nacional
Oproduto interno tem por base a riqueza obtida pelas unidades institucionais situadas no seu território económico. O produto nacional tem por base a riqueza obtida pelas unidades institucionais residentes, independentemente do território económico onde foi gerada a riqueza. Assim, PN = PI + Saldo dos rendimentos do trabalho, da propriedade e da empresa com o Resto do Mundo (ou Rendimento líquidoenviado ao exterior).

● Produto bruto e produto líquido
Ao longo do processo produtivo, os bens de equipamento vão-se desgastando porque se desactualizam ou porque se deterioram. Os equipamentos depreciados têm de ser substituídos. Para o efeito, determina-se o valor da depreciação dos bens de equipamento, tendo em atenção vários factores, nomeadamente o tempo de vida previsível dos bens deequipamento, o ritmo de desenvolvimento tecnológico e o desgaste dos equipamentos. Tal valor deverá, em cada período económico, ser retirado do valor total ou riqueza criada pelo país, a fim de se poderem substituir ou reparar todos os bens de equipamento depreciados. Só tal actuação permite que a capacidade produtiva do país se mantenha de ano para ano. A este valor, que é necessário utilizar para...
tracking img