Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Comportamento do Consumidor no Varejo de Moda

De acordo com a visão de Nickolas Xavier Rodrigues, graduando em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário de Belo Horizonte, o texto busca fazer uma reflexão sobre vários aspectos mercadológicos, enfatizando alguns, tais como: o varejo de moda está atento aos novos consumidores? Está atento aoque os consumidores procuram, às necessidades e anseios que desejam suprir? Estes consumidores, que são mais exigentes quanto à qualidade e exclusividade, atribuem aos objetos certas qualificações, as empresas estão atentas a estas opiniões? Nickolas analisa o comportamento do consumidor perante o varejo de moda das grandes grifes, comprovando as ações destes com autores das áreas de marketing epsicologia e assim cria um estudo que virá a colaborar com estudantes da área de Marketing.

Em 2003, Kotler citou em sua obra Princípios de Marketing que os dois principais objetivos do marketing são atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e mantê-los como clientes, proporcionando-lhes satisfação. Todas as estratégias e planos de marketing são voltados para os clientes, pois asempresas bem sucedidas que se utilizam do marketing e suas estratégias sabem que seus lucros e participação de mercado aumentarão se cuidarem bem dos seus clientes. Não são apenas as grandes empresas que fazem o uso do marketing, as pequenas e as sem fins lucrativos utilizam-no para obter o sucesso na comunicação. Percebe-se que o marketing não é usado apenas para propaganda e vendas, vai além disso,pois quando ocorre a venda do produto as estratégias de marketing foram utilizadas, antes mesmo da fabricação do produto. O marketing está presente no planejamento do produto estudando bem as necessidades e desejos do seu público alvo, para que na hora da criação seja construído um produto ou serviço que tende a suprir essas necessidades e desejos.

O Marketing de Relacionamento é umaferramenta baseada no relacionamento da empresa com o cliente, inseridos estes num mercado mutável, onde é necessário estabelecer um vínculo forte, para que o consumidor permaneça com a empresa, consumindo determinado produto. De acordo com McKenna em sua publicação Marketing de Relacionamento (1992), o mercado está cada vez mais concorrido, a cada hora uma empresa, um produto ou serviços são lançados,dificultando o posicionamento dos produtos já existentes no mercado. O posicionamento é essencial na construção do valor que é atribuído pelo consumidor. Mckenna ainda diz: "Para conquistar uma posição forte a empresa tem que diferenciar seu produto de todos os outros existentes no mercado.” Para isso é exigido um planejamento desde a criação do produto, levando em conta todas as variáveis internas eexternas, até como chegará ao consumidor final.

Os consumidores atribuem vários significados para os produtos e as empresas precisam estar atentas a esses significados para auxiliar nos posicionamentos de seus produtos. Após entender a dinâmica do mercado as empresas procuram atribuir fatores de posicionamento intangíveis como tecnologia, qualidade, status, podendo dessa forma ser maiseficazes do que empresas que posicionam o produto somente pelo preço. É necessário identificar o público alvo para ter sucesso na comunicação e criação de um produto total, com atributos tangíveis e intangíveis. Depois de identificado o público alvo a ser trabalhado, a empresa, para diferenciar e posicionar o seu produto, deve conhecer bem este público: como pensam, o que gostam, onde freqüentam, o quelhes causa repulsa e sempre acompanhar as mudanças e tendências do mercado. A empresa pode estar caminhando com sucesso, mas repentinamente pode aparecer um produto do concorrente que oferece atributos mais chamativos e esta empresa que se acomodou pode perder suas vendas. Algumas variáveis tais como a concorrência, tendências sociais e econômicas, tecnologia, dinâmica do mercado, posição atual...
tracking img