Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EcUNIPLAC – Universidade do Planalto Catarinense
Aluna: Aline do Nascimento
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Economia

Brasil: Economia e Sociedade

01 – Descreva as bases do capitalismo brasileiro do período de 1930 ao inicio da década de 90.
R: A estrutura básica do capitalismo brasileiro, de 1930 até os primeiros anos da década de 90, tinha como base o seguinte tripé:
a-Empresa estatal por muitos anos experimentou o monopólio das estatais as quais alimentavam o chamado “estado-empresário”.
b- A empresa nacional familiar (grandes grupos no passado)
c- A empresa estrangeira em que alguns segmentos dominam totalmente o mercado nacional.

2 – De que maneira essas bases mudaram na década de 90?Quem é o maior beneficiado dessa mudança e por quê?
R: Efetivamentea economia brasileira somente começou a se abrir a partir do inicio da década de 90, com a redução no valor das alíquotas de importação. Assim o valor importado cresceu, atingindo o máximo de US$61bilhões em 1997, para cair um pouco nos anos seguintes.É importante registrar que essa abertura da economia “forçou” as empresas brasileiras a se tornarem mais competitivas uma vez que até então eramais fácil formar o preço no mercado.

3- Discorra sobre os cinco processos em andamento na economia brasileira na década de 90.
R: 1º Globalização: é o único que não dependeu do governo ou da sociedade brasileira, tem como conseqüência o aumento da competição no meio empresarial.
2º Abertura da economia: Tem sido a condição básica para a estabilidade dos preços, uma vez que forçou a indústrianacional a introduzir novas tecnologias, aumentando a produtividade e reduzindo custos unitários de produção.
3º Estabilização econômica ou estabilidade dos preços: é um dos principais objetivos da política econômica após os 5 frustrados planos econômicos, o plano real alcançou resultado altamente positivo no combate a inflação.
4º Privatização: Visa eliminar uma perna do tripé capitalistabrasileiro que é a empresa estatal. A privatização atuou sobre os setores siderúrgico, petroquímico, fertilizantes, eletricidade, ferrovias, tele-comunicações e a partir de 2000 nas áreas de energia elétrica.
5º Conscientização do consumidor brasileiro: O consumidor nacional sente-se no direito de reclamar e devolver mercadorias, forçando o fabricante a produzir com maior qualidade conforme o código dedefesa do consumidor.
Esses cinco fatores conduzem a uma única direção: Forçar as empresas a ofertarem produtos melhores e mais baratos.

4- Cite algumas outras mudanças (além das citadas anteriormente) que vem ocorrendo no Brasil mais recentemente e tem melhorado a vida das pessoas
R: Avaliação da educação: tem havido uma revolução na educação nacional nos últimos anos. Por causa do ENEM queavalia o desempenho do ensino médio, que avalia o ensino superior , as instituições de ensino tem se empenhado na melhoria das condições de oferta, investindo mais tanto na infra-estrutura como na qualificação do corpo docente.
No sindicalismo, é bastante a mudança de mentalidade dos dirigentes, estão deixando o radicalismo para trás e se tornando mais realistas. Em vez de somente reivindicarreposição salarial, já estão entendendo que, por exemplo, pressionar o governo pra reduzir impostos a fim de estimular a produção e manutenção dos empregos é uma reivindicação mais eficaz.
A vez do consumidor: É a conscientização do consumidor o que tem forçado as empresas a melhorar o atendimento.

5- Diz-se atualmente que o baixo crescimento econômico brasileiro deve-se a pequena poupança(porque a renda é baixa), que não permite maiores níveis de investimento. Como você explica então a elevada taxa de crescimento econômico brasileiro na segunda metade da década de 60 e em grande parte da década de 70, considerando que a poupança naquela época era menor do que hoje?
R: A inflação nos dias de hoje é bem maior que na década de 70, o que faz com que mesmo com uma quantia maior investida...
tracking img