Impactos produzidos na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa sobre a Formiga Tucandeira
ALU: ANSELMO
N°: 03

TUCANDEIRA

As Tucandeiras são pequenas feras da floresta. Além de gigantes para as formigas (chegam a mais de 3 cm), possuem um ferrãotemido. Enquanto as outras formigas podem incomodar, essa fere mesmo. Parente razoavelmente próxima das vespas (de que as formigas se originam), lembra bem essas primas na hora de se defender. Umaferida pode inchar espantosamente o membro machucado e doer 24 horas ou mais. Mas lembre bem! Se não perturbar a Tucandeira, ela não perturbará você.
As Tucandeiras são consideradas um dos insetos quecausam maior dor ao homem, Também é conhecida como “formiga 24”, não pelo calibre da hipotética arma, mas porque é esse número de horas que leva para a dor da picada passar. 
A formiga, chega aatingir 25 milímetros e vivem nas bases das árvores, foi descrita pela primeira vez por Joseph Charles Bequaert (1886-1982). Diz-se que provoca uma dor 30 vezes maior que de uma vespa. E têm sido descritoscomo "ondas de dor ardente e latejante, que não para dentro de 24 horas" ou "pura, intensa, dor brilhante. Semelhante a caminhar sobre brasas, com uma agulha de sete polegadas presa no seucalcanhar.”
O Entomologista Justin Schmidt criou uma escala de dor que varia de 1 a 4, onde a classificação do primeiro nível seria a picada de uma vespa. Enquanto as abelhas africanizadas e as formigas de fogopossuem um fator de dor de 1.2 e 2, respectivamente. A Tucandeira chega ao fator 4.
A causa dessa dor é uma neurotoxina, a poneratoxina, o principal componente ativo do veneno, descoberto no iníciodos anos 1990, quando se investigava substâncias naturais que poderiam ser usados em inseticidas. Algumas trabalhos científicos dizem que cerca de 30 picadas por quilograma pode ser fatal. 

Além dador, a mordida tem consequências que são uma febre que pode durar três dias ou necrose da área afetada. Outros sinais e sintomas incluem a dor na zona afetada, inchaço, tremores, sudorese,...
tracking img