Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Descreva uma das Escolas Econômicas, um de seus autores (se houver) e uma característica:
ANTIGUIDADE – Gregos e Romanos - predominância do pensamento filosófico sobre o econômico / desprezavam as riquezas e pregavam a igualdade social e criaram inúmeras idéias Políticas / Lei da usura, a imoralidade dos juros altos e o lucro justo.
FEUDALISMO – Europa Medieval - Grandes propriedades deterras da nobreza e do clero, chamados de Feudos autosuficientes / Camponeses, Servos, Clero, Suseranos, Vassalos, Estéreis, Militares.
MERCANTILISMO - Estados Nacionais / Revolução Comercial / comércio e a indústria são mais importantes que a agricultura / Intenso protecionismo estatal e ampla intervenção do estado na economia / A riqueza dos Estados Nacionais, dependiam do aumento da população eprincipalmente do volume de estoque de metais preciosos / no Comércio Exterior e na balança comercial que se aumenta o volume de riqueza do País.
FISIOCRACIA - liberalismo econômico / análise econômica centrada na produção / somente a terra ou a natureza possuía a capacidade de gerar excedentes e riquezas / Adoção de imposto único que incidiria sobre a propriedade de bens / Ao estado cabe a funçãode manutenção da ordem econômica e da propriedade privada.
ESCOLA CLÁSSICA – David Ricardo - Teoria do Valor- Trabalho / geração de riqueza está diretamente relacionada com produtividade da mão-de-obra ou Adam Smith / Teoria da Mão Invisível – auto-regulação do mercado / mercados e livre concorrência.
CAPITALISMO - divisão do trabalho entre os possuidores de capital, que contratam a mão- de-obrae os que vendem a mão-de-obra / liberdade individual, o direito a propriedade privada dos meios de produção, a não intervenção do estado na economia e obtenção de lucro através da economia de mercado.
COMUNISMO – não existência do Estado absorvido pela sociedade civil / propriedades privadas seriam absorvidas pelas comunitárias de produtores agrícolas e industriais / Não existência de classessociais.
SOCIALISMO - Sistema econômico e social, que possui por objetivos os interesses dos trabalhadores / sociedade onde não exista meios de produção privados / admite relações comerciais / distribuição dos bens e serviços determinados pelo Estado.
MARXISMO – Karl Marx - não cria uma estrutura econômica definida / sociedade justa sem a imensa diferença entre proletários e capitalistas /revolução promovida pelas classes pobres da sociedade / fase preparatória ao Comunismo.
MARGINALISTA - John Maynard Keynes – Estado não estatizante mas interventor na economia / promoção de gastos públicos para mover a Economia / Estado investidor onde a iniciativa privada não possui poupança para promover o desenvolvimento.
NEOLIBERALISMO – Milton Friedman – Livre trânsito de Capital, Serviços e Bensentre as Nações / ineficiência do mercado em se auto-regular diante de crises cíclicas / sistema de preços e a concorrência pura para equilibrar o mercado com o governo possuindo a função normativa e fiscalizadora. controles de mercado sobre monopólios e oligopólios, combatidos através dos mercados concorrenciais.
2) Descreva duas das quatro Estruturas Básicas de Mercado e duas de suascaracterísticas:
[pic]
3) Defina Inflação em Economia:
(Opção 1) Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero, ou muito baixa, é uma situação chamada de estabilidade de preços.
(Opção 2) Inflação significa um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária,como causa do aumento de preços.
(Opção 3) A inflação é o aumento de preços com efeitos internos e externos: externos - desvalorização da moeda local frente a outras moedas; internos: aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.
4) Conceitue uma das Quatro Leis da Oferta e da Procura:
1 - Um acréscimo na procura de um bem provoca um acréscimo no preço e quantidade de equilíbrio.
2...
tracking img