Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O inicio das atividades escolares é uma grande mudança que acontece na vida da criança, uma fase de desenvolvimento tanto nas relações interpessoais como cognitiva.A afetividade nesta fase tem grande importância, é quando a criança cria um vinculo maior com professor, pois ela encontra no professor a segurança que tem na sua família.

Atarefa de educar é complexa e requer cuidado, o professor deve ter um olhar diferenciado e ver cada criança como única, cada criança tem seu ritmo e aprende de forma diferente. (Vigotskyapud LATALLE, 1992, p.91):
“No momento dominante afetivo do desenvolvimento o que Esta em primeiro plano é a construção do sujeito que se faz pela interação com outros sujeitos,naquelas de maior peso cognitivo e o objetivo, a realidade externa, que modela a custa da aquisição das técnicas elaboradas pela cultura”.

A afetividade
Há um grande desacordoquanto à conceituação das relações afetivas.
Já a afetividade é utilizada com uma significação mais ampla, referindo-se às vivências dos indivíduos e às formas de expressão maiscomplexas e essencialmente humanas.

Piaget
Destacou-se por seu trabalho dentro da inteligência infantil. Para Piaget, as atividades mentais, assim como as atividades biológicas, têmcomo objetivo a nossa adaptação ao meio em que vivemos. A afetividade nas concepções pedagógicas de Piaget, Freud, Vigotsky e Wallon.

* Para Freud o processo de aprendizagem dependeda razão que motiva a busca de conhecimento, há uma dimensão que permeia esta constituição. A paixão pelo saber começa pela curiosidade infantil, a criança quando pergunta é porquerealmente está interessada em saber.
* Segundo Freud, as primeiras investigações são sempre sexuais porque a criança precisa definir seu lugar no mundo, e esse lugar é um lugar sexual.
tracking img