Intoxicacao por gases durante o mergulho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No mergulho e em ambientes pressurizados, o controle da qualidade do ar respirado e de sua composição, é freqüentemente feito à partir da superfície e aceita uma margem de erro muito pequena. A intoxicação dos trabalhadores devido à falhas neste controle, têm feito vítimas em todo o mundo. Os agentes causais mais comuns são o próprio oxigênio, o nitrogênio, o monóxido e o dióxido de carbono entreoutros. O ar que os mergulhadores respiram nos cilindros de mergulho é uma mistura gasosa composta por vários gases. Nas porcentagens certas não precisamos nos preocupar muito com eles; a ressalva a ser feita diz respeito às condições anormais de recargas de cilindros, onde por diversas razões, a mistura gasosa acaba tornando-se contaminada.
O monóxido de carbono (CO) é o resultado da combustãoincompleta e pode aparecer facilmente na mistura respiratória devido à falta de cuidado na recarga dos cilindros ou operações com compressores. Este gás é incolor, inodoro e reage com a hemoglobina do sangue, impedindo-o de cumprir sua função normal de carregar o oxigênio para os tecidos.O gás sulfídrico (H2S) é o resultado de forte atuação de bactérias anaeróbicas (decomposição orgânica). Embaixas concentrações cheira a ovo podre, mas em concentrações maiores, é inodoro e incolor; assim como o CO, também reage com a hemoglobina do sangue. É encontrado em compartimentos fechados de naufrágios, ou qualquer bolsão com ar represado e não renovado, como cavernas subaquáticas; nunca se deve respirar sem o regulador no interior de naufrágios ou cavernas, a não ser que tenha a certeza da boaqualidade do ar. A intoxicação do SNC (Sistema Nervoso Central) com oxigênio em uma pressão parcial de 1216 mm/Hg ou maior pode ocorrer em minutos, e pode levar a convulsão, o que no ambiente subaquático é particularmenteperigoso.
A intoxicação pulmonar necessita de uma longa exposição a pressões parciais mesmo moderadas de O2, onde se acredita que o mesmo irrite os pulmões, mais comum e menosperigoso que a intoxicação por O2, é a intoxicação por Nitrogênio, ou narcose induzida pelo N2, que normalmente ocorre a partir de 30 metros de profundidade. Outro tipo de intoxicação gasosa durante o mergulho é a por CO. No mergulho a intoxicação por CO é normalmente devido a suprimento de ar contaminado por técnicas incorretas de recarga de cilindros, o que a torna indetectável uma vez que estacontaminação é inodora e insípida. A hemoglobina se combina com o CO 200 vezes mais fortemente do que com o O2, mas não se descombina tão facilmente. Desta forma, uma vez ligada a hemoglobina, formando a carboxihemoglobina, o CO incapacita a mesma de carrear o O2 para os tecidos, o que provoca alguns sintomas como dor de cabeça, confusão mental, visão distorcida e, nem sempre aparente, lábios e unhasesbranquiçadas. Além das obvias complicações da diminuição do carreamento de O2 pela hemoglobina, em condições hiperbáricas a intoxicação por CO é ainda mais preocupante porque o aumento de pressão dissolve o O2 no plasma sanguíneo, o que ajuda a manter o O2 requerido pelos tecidos e atrasa o aparecimento dos sintomas da intoxicação. Quando o mergulhador volta do mergulho, pode desmaiar porhipoxia devido à pressão parcial insuficiente para dissolver adequadamente o O2 no plasma.
INTOXICAÇÃO PELO OXIGÊNIO
É um acidente que pode acontecer ao mergulhador que respira uma mistura gasosa em condições hiperbáricas por ação tóxica do oxigênio na sua pressão parcial de 2 Atm ou por tempo prolongado, com manifestações do sistema nervoso central e do aparelho respiratório.

Sinais e SintomasOs principais sintomas localizam-se no sistema nervoso central e são, provavelmente, resultantes de uma interferência nos mecanismos enzimáticos responsáveis pelo metabolismo das células nervosas. São eles:
•Abalos musculares - Aparecem precocemente e localizam--se inicialmente na face, nas pálpebras e boca.
•Náuseas e tonteiras.
•Distúrbios visuais.
•Distúrbios auditivos.
•Dispnéia....
tracking img