Ho - higiene ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Hiperbárico
Legislação
Lei no 6514, de 22 de dezembro de 1977, altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a nova legislação de segurança e medicina do trabalho. Esta lei foi regulamentada pela Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, com as Normas Regulamentadoras – NR.
O trabalho sob condições hiperbáricas trata dos trabalhos sob arcomprimido e dos trabalhos submersos, da Norma Regulamentadora número 15 Anexo 6.
Trabalhos sob ar comprimido
Trabalho sob ar comprimido, item 1 do referido Anexo, são os efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosfera e onde se exige cuidadosa descompressão, de acordo com as tabelas encontradas na legislação.
Trabalhos Submersos
Trabalhossubmersos são aqueles efetuados no meio líquido, onde o mergulhador é submetido a pressões maiores que a atmosfera e é exigida cuidadosa descompressão, de acordo com as tabelas existentes na Norma Regulamentadora no 15 Anexo 6.
As normas que regem as atividades submersas são:
a) Trabalho submerso, item 2 do mesmo Anexo;
b) Norma da Autoridade Marítima para Atividades Subaquáticas, NORMAN no 15,aprovada pela Portaria no 09, de 11 de fevereiro de 2000, da Marinha do Brasil.
Classificações do Mergulho
Mergulho em apnéia
É o mergulho sem nenhum tipo de equipamento, no qual o mergulhador não respira, logo, permanecendo um tempo restrito sob a água.
Mergulho com respiração subaquática
É o mergulho realizado com a utilização de algum tipo de equipamento para provir ar ao mergulhador.Quanto ao gás respirado e profundidade
Mergulho com ar comprimido
Profundidade de até 50 metros. É o limite para utilização do ar comprimido. Este tipo de mergulho caracteriza o mergulho raso.
Mergulho com Mistura Respiratória Artificial – MRA
Profundidade maior que 50 metros. A mistura utilizada é composta de hélio e oxigênio – hélioxi. Estes parâmetros definem o mergulho fundo.
Quanto aointervalo entre os mergulhos
Mergulho simples
É aquele realizado após um período maior que 12 horas do primeiro mergulho.
Mergulho repetitivo
É aquele realizado antes de decorridas 12 horas do término de outro mergulho.
Quanto ao tipo de equipamento
Mergulho autônomo
É aquele no qual a fonte de respiração é transportada pelo mergulhador (o mergulhador transporta os cilindros nas costas,conhecido como aqualung).
Mergulho dependente
É aquele no qual a fonte respiratória está na superfície, e chega ao mergulhador por meio de uma mangueira integrante do “umbilical”.
Mergulho com umbilical ligado diretamente a superfície
O mergulhador está preso à superfície pela linha de vida. Somente permitido em mergulho até 50 metros, ou seja, mergulho raso.
Mergulho com sino aberto (cinete)Campânula com a parte inferior aberta e provida de estrado, de modo a abrigar e permitir o transporte de no mínimo dois mergulhadores da superfície ao local de trabalho. Deve possuir sistema próprio de comunicação, suprimento de gases de emergência e vigias que permitam a observação de seu exterior. É permitido em mergulhos de até 90 metros.
Mergulho com sino de mergulho (fechado)
Câmara hiperbáricaespecialmente projetada para ser utilizada em trabalhos submersos, com a mesma pressão do ambiente de trabalho. É uma campânula fechada, utilizada para transferir os mergulhadores, sob pressão, entre o local de trabalho e a câmara de descompressão de superfície.
Técnicas de mergulho
Mergulho unitário ou de intervenção (bounce diving)
É o mergulho caracterizado pelas seguintes condições:
a)Utilização de mistura respiratória artificial;
b) Quando do retorno à superfície o mergulhador deverá ser descomprimido;
c) Tempo de trabalho de fundo limitado a 160 minutos, em caso de utilização de sino aberto;
d) Utilizando o sino de mergulho o tempo de fundo não poderá exceder:
* 90 minutos para mergulhos até 90 metros;
* 60 minutos para mergulhos entre 90 e 120...
tracking img