Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O aluguel de ações é uma operação através da qual os investidores disponibilizam títulos para empréstimos e os interessados os tomam mediante aporte de garantias. A Companhia Brasileira de Liquidaçãoe Custódia (CBLC) atua como contraparte no processo e garante as operações, assim como no mercado de opções. A operação de aluguel, em si, consiste na transferência de títulos da carteira doinvestidor (doador) para satisfazer necessidades temporárias de um tomador. O tomador do aluguel estará com o ativo disponível em sua carteira, durante o período de vigência do contrato. O tomador poderárealizar as seguintes operações com as ações:
Os contratos tem em média 30 dias.

Vendê-las no mercado a vista;

Utilizá-las na liquidação de operações realizadas no mercado a vista;

Utilizá-lascomo garantia para operações nos mercados de liquidação futura;

Utilizá-las como cobertura no lançamento de opções de compra.

A operação de aluguel de ações pode ser reversível, onde o tomadorfica apto a finalizar a operação, a partir da data de reversão estipulada no contrato ou não reversível onde o tomador fica obrigado a manter a posição até o final do prazo.

Para o tomador(locador) existe o risco da flutuação da ação no período de vigência do contrato, em geral quem toma um papel espera que o preço deste caia. Para o doador (locatário) também existe o risco de oscilação daação, uma estratégia de longo prazo pode reduzir este risco. Investidores de longo prazo podem utilizar o mercado de aluguel para obter uma taxa extra de remuneração de seu capital.

A taxa de aluguel éestipulada pelo doador, e deve estar de acordo com as taxas existentes no mercado, para que ocorra o negócio. Para realizar a operação o investidor deve entrar em contato com a mesa de operações desua corretora ou enviar e-mail para a mesma (dependendo da corretora) detalhando o papel que deseja alugar, a quantidade, taxa de juros, prazo, tipo de aluguel (reversível ou não reversível), e a...
tracking img