Contextos educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Localizem, em sua comunidade, instituições de ensino formais e não formais. Posteriormente, realize uma visita técnica, a fim de identificar os paradigmas que regem a prática pedagógica realizada, bem como se há ações que prevejam questões que envolvam a sustentabilidade do planeta, desenvolvendo no público atendido uma consciência critica em relação ao esgotamento dos recursos naturais que,atualmente, é visível.
2- Compartilhe com seus colegas de turma a visita realizada e troquem experiências positivas em relação a construção de uma nova sociedade e ao fortalecimento do individuo.
3- Reflita sobre a citação: A cidade de ser compreendida como ‘um agente educativo e assim foi entendida pelas diferentes civilizações. Um lugar onde as pessoas se reúnem para conviver, paraaprender, para participar da vida social e para exercer seus direitos de cidadãos’
( Gomez – Granell; Villa, 2003, p.17 )
A cidade deve ter espaços aonde as pessoas possam se encontrar, conversar e se divertir, o homem é um ser passivo desse desenvolvimento, só um ser desenvolvido poderá ajudar a construir uma sociedade transformadora uma nova sociedade que busca por uma nova maneira de ser ede pensar. Isso requer ousadia, temos que ousar inventar novos espaços educativos, novos projetos que todos possao compreender e participar.
4- Aponte cinco fatores principais e que podem colaborar para que a sua cidade seja uma cidade educadora e que oportunize o pleno exercício da cidadania para todos.
* Biblioteca
* Cinema – Teca ( com histórias infantis)
* Teatros de rua
*Passeios em ONGS
* Palestras educativas
5- Localize cinco espaços públicos que podem ser utilizados para a pratica pedagógicas, descrevendo esses espaços e possibilidades de utilização.
* Projeto de Leitura na Biblioteca Publica, com sessões de contação de Histórias. Levar o aluno ao mundo da imaginação, reconhecer algumas histórias infantis, utilizar a técnica de dramatizarhistórias, oportunizar á criatividade, imaginação e humor.
* Passeio como aula de campo, oferecendo os teatros de rua que acontecem no Largo da ordem em Curitiba
* Passeio em Museus da cidade para apreciar as obras
* Realizar passeio em parques para realizar pique – nique coletivos
* Propor projetos com oficina da sucata, para construir novos brinquedos.
6- Caso você atue em umainstituição que promova ações educativas, compartilhe com seus colegas profissionais essas possibilidades e verifique que ousa utilizá – lás, incluindo você.
Trabalho em CMEI ( Centro de educação infantil ) em Piraquara, é realizada festas (Páscoa, junina, Natal) que envolvem a sociedade da cidade. È também desenvolvido o projeto horta com as crianças, onde é oferecido Palestra com agrônomo eNutricionista e feira de ciências para trabalhar a alimentação saudável.
7- Conforme vimos neste capitulo, o pedagogo e os profissionais da educação devem ir além dos muros escolares e novas competências devem sustentar suas ações.
As competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão casa vez mais refinadas; não basta apenas o domínio de conteúdos correlacionados a áreaeducacional, mas é fundamental, também, o conhecimento de gestão de pessoas e gestão organizacional para que seja possível o bom desempenho da sua função. O domínio de conceitos emergentes faz – se necessário, entre eles o que trabalha com a matéria prima da educação, que é o conhecimento.
8- Em grupo, identifiquem as principais competências que o pedagogo e os profissionais da educação devemapresentar nos dias atuais.
* Organização do trabalho pedagógico coletivo;
* Organização da hora-atividade dos professores, orientando a elaboração e buscando diferentes matérias, encaminhamentos e subsídios necessários
* Realização de momento no inicio de casa semestre para organização do trabalho pedagógico;
* Acompanhar junto aos professores o nível de aprendizagem de casa turma...
tracking img