Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE TEORIA ECONÔMICA

1ª AVALIAÇÃO PARCIAL


QUESTÕES DE REVISÃO:
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escassos?
Resp: Porque em qualquer sociedade os recursos, ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso há anecessidade de se escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O quê e Quanto produzir (dada a escassez nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade dos fatores de produção); Como produzir (a sociedade deve escolher, dados os fatores de produção – insumosprodutivos e tecnologia – disponíveis o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
2. Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
Resp: A diferença entre os sistemas de economia de mercado e economia centralizada pode ser resumida em dois aspectos:propriedade pública x propriedade privada dos meios de produção; os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir) são resolvidos por um órgão central de planejamento, ou pelo mercado.
3. O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?
Resp: A curva de possibilidade de produção, mostra como o produto potencial de uma economia (ou produto depleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos e assim, o trade-off entre produções distintas, ou seja, dada a produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e consequentemente consumir , mais dos outros bens.
4. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de produção fossemconstantes?
Resp: Ela é decrescente em virtude do sacrifício que tem de ser feito ao optar-se pela produção de um bem quando os recursos estão plenamente empregados (o aumento da produção de um bem implica a queda da produção de outro, em cima da CPP) e a CPP é côncava em relação à origem em virtude da chamada Lei dos custos crescentes: para atrair trabalhadores que estão empregados no setor de manteigae desloca-los para canhões, deverão ser oferecidos salários maiores, e vice-versa. Portanto os custos são gradativamente crescentes.

5. Explique o que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos na economia.
Resp: Um argumento é positivo quando ele descreve as características de um fenômeno econômico, sem fazer qualquer juízo de valor sobre o fato. Argumentos positivospreocupam-se apenas em demonstrar aquela situação, seja por modelos econômicos ou de outra forma.
Um argumento é normativo quando ele tenta fazer juízo de valor de um fato econômico, ou dizer de que forma aquele fato poderia ser administrado.



QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA:
1. O problema fundamental com o qual a economia se preocupa é:
a. Pobreza
b. O controle dos bens produzidos
c. Aescassez
d. A taxação daqueles que recebem toda e qualquer espécie de renda
e. A estrutura de mercado de uma economia
Resp: Segundo Rossetti, “A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos”. A partir deste conceito,pode-se verificar que a preocupação básica da economia se refere aos escassos recursos para atender as necessidades ilimitadas. Tal conceito demonstra que a economia considera o fato de que se podem ter necessidades ilimitadas para satisfazer e que os recursos para tal fim são escassos.

2. Os três problemas econômicos relativos a “o quê”, “como” e “para quem” produzir existem:
a. Apenas na...
tracking img