Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFLAÇÃO
A Inflação é um aumento continuo e generalizado dos preços dos bens e serviços negociados em um paí­s. Portanto a inflação consiste de um aumento persistente dos preços em geral, que acabaresultando em uma perda contí­nua do poder aquisitivo da moeda. Nesse sentido quando a inflação está baixa, é bom para todos. A inflação alta corrói o poder de compra da moeda e todos perdem. NoBrasil o órgão do governo responsável pelo controle da inflação é o Banco Central.
Os principais tipos de inflação são: Inflação de demanda, Inflação de custos, Hiperinflação, Espiral Inflacionaria.Inflação de demanda
Inflação de demanda é acarretada por uma certa defasagem entre a quantidade ofertada e a quantidade demandada. Também conhecida por inflação dos compradores, é o processoinflacionário gerado pela expansão dos rendimentos. Esse tipo de inflação ocorre em geral quando os meios de pagamento (moeda) crescem além da capacidade de expansão da economia, ou antes que a produção estejaem plena capacidade, então a demanda (procura) é superior a oferta de produtos, provocando aumento de preços. A regra é simples: Quando a demanda dos consumidores e empresas supera ou ameaça superar acapacidade de produção (oferta de bens e serviços) a consequência dessa demanda superior à oferta é a alta dos preços, ou inflação de demanda. Se há 20 pessoas querendo comprar 20 carros, tudo bem.Se há 30 pessoas querendo comprar 20 carros, o preço do carro vai subir.

Inflação de custos
Este tipo de inflação caracteriza-se basicamente pela elevação dos custos de produção, especialmente dastaxas de juros, de câmbio, matéria-prima, de salários ou de preços das importações. Os preços dos bens e serviços praticados pelas empresas são consequência direta dos custos de fabricação, montagem,distribuição e comercialização, e se estes sobem, acabam refletindo nos preços, provocando inflação de custos.

DISTORÇÕES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAÇÃO

EFEITO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO...
tracking img