Ameba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| | |
A amebíase é uma infecção parasitosa devido a um protozoário do Género Entamoeba histolytica . É uma infecção cosmopolita, com grande incidência em zonas quentes, mas também está presente nas zonas temperadas em forma de pequenas epidemias familiares.
As amebas pertencem à classe Rhizopoda e movem-se pela emissão de pseudopodes.
Das amibas encontradas nas fezes do homem, trêspertencem ao Género Entamoeba
Entamoeba histolytica
Entamoeba hartmanni
Entamoeba coli
Existem ainda mais três amibas pertencentes a outros Géneros:
Endolimax nana
Iodamoeba butschlii
Dientamoeba fragilis.
Esta doença intestinal pode por vezes implicar outros orgãos : fígado, pulmões e raramente o cérebro.
Entamoeba histolytica
É um parasita essencialmente humano, vive e multiplica-se nointestino por divisão assexuada. Periodicamente, alguns elementos enquistam-se e constituem a forma de resistência no meio exterior. Estes quistos são muito sensíveis à secura, à acção direta do sol e ao calor. São também muito resistentes a certas substâncias químicas usadas frequentemente para desinfectar a água, como por exemplo, o cloro.
Patogenia
O protozoário que causa a amebíase é adquiridopela ingestão de quistos viáveis em águas, alimentos ou práticas sexuais oral ou retal.O contato direto entre o indivíduo infectado e o indivíduo são, constitui certamente, a mais importante fonte de infecção em agregados populacionais com elevado grau de promiscuidade e baixo nível higiénico, como por exemplo em: asilos, hospitais psiquiátricos, prisões, bairros sociais, etc. A maior parte doscasos ocorrem em países desenvolvidos entre os viajantes recém-chegados dos países tropicais e sub-tropicais.
Ciclo Evolutivo da Entamoeba histolytica
No ciclo evolutivo surge uma forma trofozoítica pequena, que vive na luz intestinal e que é comensal, não produzindo doença. Essa forma pode eventualmente transformar-se na forma invasiva e patogénica. Surge assim a colite amebiana, com períodosalternados de constipação e diarreia, com intervalos assintomáticos.
Ocasionalmente, surge a disenteria amebiana, com graves ulcerações hemorrágicas do cólon, com toxicidade e que pode evoluir para perfuração intestinal, peritonite e morte. Outra evolução invasiva é a disseminação pela via hematogénica e formação de abcessos metastáticos em outros orgãos geralmente no fígado, pulmões e raramente nocérebro.
Tratamento
O tratamento de todas as formas de amibas é feito com medicamentos que eliminam eficazmente o parasita em poucas semanas e permitem a recuperação completa. Ocasionalmente, é necessário drenar o abcesso do fígado.
Identificação da Entamoeba histolytica
1) A partir de fezes recentes
Observação de trofozoítos
Observação de quistos
2) Após coloração
Observação detrofozoítos
Observação de quistos
3) Método Imunológico
Elisa
4) Provas Serológicas
Imunofluorescência
Eletroimunodifusão
Teste em Latex
Hemaglutinação Indireta.
A PARTIR DE FEZES RECENTES
Exame a fresco - Observação dos trofozoítos
Encontram-se geralmente em fezes disentéricas, liquefeitas, ou em culturas. Quando observados nestas condições, e logo após a emissão das fezes, essestrofozoítos costumam ser grandes e alongados, os núcleos não são visíveis e o seu diâmetro é de 10 e 60 micrómetros, conforme se localizem em ulcerações ou no lúmen intestinal.
Dotados de grande atividade, modificam continuamente de forma pela incessante emissão de pseudópodes. O seu movimento pode ser contínuo ou intermitente, consoante as condições a que estão expostos durante a observação,principalmente, a temperatura e humidade.
Na maioria das vezes, os pseudópodes são lançados numa das extremidades do trofozoíto, à qual imprimem uma movimentação tipicamente direccional. Outras vezes, retraem-se e emitem novos pseudópodes noutras direcções; ou pode ocorrer ainda a sucessão de pseudópodes numa só direcção e é tão rápida que a amiba parece estar a deslizar sobre a superfície observada....
tracking img