Abordagem fenomologica -hermenue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁGORA – Revista Eletrônica

ISSN 1809 4589

Página 54 - 58

ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICAS

Henriqueta Alves da Silva1

RESUMO
O presente artigo elege a abordagem fenomenológico-hermenêutica como um dos métodos mais importantes para a elaboração de pesquisas em educação. Nessa abordagem, o sujeito é que interpreta e dá sentido ao texto a partir do contexto histórico que ocorre, buscandoinvestigar o mundo pessoal das experiências e não um ente independente do sujeito. Para Gadamer e Heidegger, a hermenêutica é que recupera o sentido da coisa, levando em consideração a ocupação do contexto histórico que acontece. O sujeito interpretativo não pode eximir-se de sua história, pois esta é a condição da busca da verdade. A realidade social é tomada como texto a ser analisado einterpretado a partir do contexto histórico. A hermenêutica gadameriana também tem contribuído para a formulação do método concretista da interpretação do direito. Assim, a validade da norma somente se complementa no ato interpretativo. A concretização da norma pelo intérprete vai pressupor sempre uma pré-compreensão desta; essa compreensão pressupõe uma pré-compreensão. Nesse caso, a validade da lei estáno ato interpretativo no qual o jurista dará sentido ao concretizar a norma objetiva. A hermenêutica deve levar em conta o aspecto construtivista da história, não podendo, quando interpretar um texto, ficar limitada à intenção do autor, mas considerar , sobretudo, a influência que o texto opera no decurso da história.

Palavras-Chave: hermenêutica; pesquisas, sujeito. Considerações introdutóriasA opção pela escolha da abordagem fenomenológico-hermenêutica, método no qual o sujeito aparece como intérprete do objeto reside no importante papel das pesquisas qualitativas buscarem desvendar ou decodificar subjetivamente o sentido real que está implícito nos textos, palavras, leis, etc., e oferecendo significado a partir da manifestação dos textos e de seus contextos históricos. Nessaabordagem, o sujeito é que interpreta e dá sentido ao texto a partir do contexto histórico que ocorre, buscando investigar o mundo pessoal das experiências e não um ente independente do sujeito. O mundo é envolvido de sujeitos que dão sentido e vida ao mundo que está aí. Assim, percebe-se que para as pesquisas com abordagem fenomenológico-hermenêuticas o mundo é visto como inacabado e por isso oconhecimento é um processo dinâmico e constante.

1

Graduada em Filosofia Licenciatura e estudante de direito.

_________________________________________________________________________________________________________ www.agora.ceedo.com.br agora@ceedo.com.br Cerro Grande – RS
Os textos, opiniões, dados, análises e interpretações, bem como citações, plágios e incorreções, são de responsabilidades legais,morais e econômicas ou outras quaisquer, do/a(s) seu/sua(s) autor/a(es).

ÁGORA – Revista Eletrônica

ISSN 1809 4589

Página 54 - 58

Para Gadamer, os significados são apreendidos pelo sujeito, este é quem tem a obrigação de compreender o objeto da investigação. Para Gadamer e Heidegger, a hermenêutica é que recupera o sentido da coisa, levando em consideração a ocupação do contexto histórico queacontece. O sujeito interpretativo não pode eximir-se de sua história, pois esta é a condição da busca da verdade. A hermenêutica emerge nas ciências sociais no qual refuta o positivismo e como possibilidade de análise dessas ciências. A realidade social é tomada como texto a ser analisado e interpretado a partir do contexto histórico. A hermenêutica se preocupa com a alteridade, quando nos dizque não devemos envolver nossas opiniões no ato de interpretar para que o sentido do texto não fique prejudicado a partir dessa précompreensão. Devemos deixar o texto expressar seu sentido, deixar que ele diga alguma coisa por si, levando em conta a linguagem e as tradições. Pois, uma consciência formada hermeneuticamente tem que se mostrar receptiva, desde o princípio, para a alteridade do...
tracking img