Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONDA:
1 – O fuzil de um assassino ou o cassetete de um policial é um valor de uso tanto quanto uma lata de ervilhas ou o bisturi de um cirurgião. Qual a relação entre Economia, Escasseze Necessidade?

2 – O que significam recursos escassos e usos alternativos? Interessa ao empresário a questão da melhor alocação de recursos de produção? Justifique.

3 – O Brasil caiuseis posições no Ranking de TI (Tecnologia da Informação), divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2007. Com a 52ª colocação, o país viu a distância aumentar ainda mais para o Chile, 29º elatino-americano mais bem posicionado no levantamento. Explique como a tecnologia pode transformar o processo de produção e de satisfação das necessidades, ao mesmo tempo em que, prejudica acompetitividade e o trabalho.

4 – A aceitação generalizada do dinheiro como meio de pagamento é um factor imprescindível para o funcionamento dos mercados. Sem a existência do dinheiro e da suaaceitação por todos os agentes econômicos (indivíduos, empresas e governo) seria extremamente difícil a troca de produtos e serviços. O dinheiro funciona, portanto, como um verdadeiro"lubrificante" no mercado. Explique as funções do dinheiro enquanto, meio de troca, de pagamento, reserva de valor e equivalente-geral.

5 – Bresser Pereira, ministro de FHC e principal articuladorda proposta, defende a Reforma do Estado para adequá-lo às exigências dos tidos novos tempos na conjuntura mundial e na brasileira. A nova concepção de Estado gerencial deve privilegiar afiscalização e regulação em detrimento do investimento. A mudança segundo ele, visa dar mais agilidade à ação do Estado, viabilizando um atendimento eficiente à população, consoante os “avançosdemocráticos” no país. Explique, com suas palavras, 2 (dois) pontos de embate entre o setor público e privado com relação à oferta de bens/serviços para atendimento das necessidades humanas.
tracking img