Juros compostos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

AULA 1
NOÇÕES PRELIMINARES
Contabilidade, na qualidade de ciências aplicada, é um setor muito importante do conhecimento e consiste em: captar, registrar, acumular, resumir e interpretar. Os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidade não lucrativa, empresa ou mesmopessoa de direito publico.
O desenvolvimento inicial do método contábil esteve associado ao surgimento do capitalismo, como forma quantitativa de mensurar os acréscimos ou decréscimos dos investimentos iniciais alocados a alguma exploração comercial ou industrial.

DEFINIÇÃO
É o registro dos fatos econômicos/financeiros de uma empresa, cuja classificação e correta interpretação ira proporcionarmaior eficiência administrativa e informações mais precisas a investidores, credores e ao publico em geral. O termo contabilidade tem origem no conceito de prestação de contas de certos fatos e condições de natureza comercial. Envolve praticamente todos os aspectos de uma empresa suscetíveis de serem expressos em termos monetários: ativos ou itens de riqueza, os passivos ou obrigações representadaspor interesses dos credores que fornecem dinheiro e mercadorias ou prestam algum serviço e aguardam o pagamento ou remuneração e finalmente, os direitos dos proprietários que realizam investimentos.
Destina-se a fazer o registro sistemático das receitas e despesas, bem como, dos lucros e das perdas de uma empresa durante determinado período. Embora tenha como objetivo a determinação dequantidade, não se confunde com a estatística, pois se restringe tão somente aos fatos que podem ser expressos em moeda.

CAMPO DE ATUAÇÃO
É extremamente amplo, pois não só para pessoa física como principalmente pessoa jurídica, a contabilidade se mostra extremamente necessária com finalidades lucrativas ou não, que tenha necessidade de exercer atividades econômicas para alcançar suas finalidades, mesmoque tais atividades não sejam atividades-fins. A contabilidade se mostra extremamente necessária, não só por exigência legal, que só por esse motivo já abrange todas as empresas legalmente constituídas como pela própria necessidade dos titulares se posicionarem diante da situação de suas empresas no que diz respeito as operações de entradas e saídas. Através da captação e interpretação dosacontecimentos que afetam as empresas, saber se a sua real situação quanto ao passado, presente e futuro, em um determinado momento.

INTERESSADOS
Serão todos aqueles do escalão elevado da empresa, mesmo aqueles que exerçam atividades não diretamente ligadas a finanças. Internamente serão os sócios, os acionistas, diretores, executivos.
Vários órgãos do governo tem duplo interesse nas informaçõescontábeis.
Em primeiro lugar, frequentemente baseados em tais informações, é que se exerce o poder de tributas e arrecada impostos, caso específico do imposto de renda, tributado a partir do lucro apurado no balanço patrimonial da empresa.
Em segundo lugar, os economistas encarregados de analises globais ou setoriais de nossa economia interessam-se pelos dados contábeis das diversas unidadesmicroeconômicas, os quais, convenientemente agregados e tratados estatisticamente, podem fornecer bases adequadas para as analises econômicas.
A contabilidade não deixa de desempenhar seu papel de ordem e controle das finanças também nos patrimônios individuais, ajudando no controle, ordem e equilíbrio de seus orçamentos domésticos.
Numa definição mais ampla, os interessados serão todos aquelesque exerçam poder de mando e autoridade para autorizar e aprovar despesas.
Independente disso haverá sempre a possibilidade de operar seu próprio negocio.

FINALIDADES
Basicamente se divide em partes: Escritural, controle e planejamento.
* Escritural – é indispensável o estudo das peças que representam as operações, ou seja, os comprovantes, além dos impressos em que se anotam os fatos...
tracking img