Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 01
Salário
Definição segundo Aurélio: Paga em dinheiro, devida pelo empregador ao empregado.
Existem vários tipos de pagamentos de salários, dentre eles estão: Salário por tempo, por produção, por tarefa, salário mínimo, salário maternidade, salário profissional, salário função, salário normativo, piso salarial, Abonos, Adicionais como hora extra, adicional noturno, insalubridade,periculosidade, ajuda de custo, comissão, gorjetas, gratificações, prêmios, décimo terceiro, PLR, dentre outros. Abaixo seguem explicações de alguns tipos de salários:
* Salário por tempo: é o mais comum, pago em função do tempo no qual o trabalho foi prestado ou o empregado permaneceu à disposição do empregador.

* Salário por produção: é baseado no número de peças produzidas por empregado.* Salário Mínimo:De acordo com CF, art. 7º, IV e CLT, art. 76, nenhum trabalhador poderá receber menos que o salário mínimo, e nem tampouco a redução prevista em convenção ou acordo coletivo pode atingir seu valor. Em Janeiro de 2013 o salário mínimo Federal foi para R$ 678,00 e o salário mínimo Estadual para R$ 755,00.

* Salário Maternidade(Art. 392 da CLT):A trabalhadora quecontribui para a Previdência Social tem direito ao salário-maternidade no período correspondente à licença-maternidade 120 diassem prejuízo do emprego e do salário, nestes dias ela fica afastada de suas atividades em razão do parto.O benefício foi estendido também para as mães adotantes. A segurada que adotar uma criança ou ganhar a guarda judicial para fins de adoção é beneficiada, pela legislaçãoprevidenciária, na seguinte proporção:
Se a criança tiver até 1 ano de idade, o salário-maternidade será de 120 dias;
Se tiver de 1 ano a 4 anos de idade, o salário-maternidade será de 60 dias;
Se tiver de 4 anos a 8 anos de idade, o salário-maternidade será de 30 dias.

* Salário Família: Benefício pago aos trabalhadores com salário mensal abaixo de valor determinado peloMinistério da Previdência Social, para auxiliar no sustento dos filhos de 0 a 14 anos ou inválidos. São equiparados aos filhos, os enteados e os tutelados que não possuem bens suficientes para o próprio sustento.Têm direito ao salário-família os trabalhadores empregados e os avulsos. O pagamento do salário-família é devido a partir da comprovação(certidão de nascimento, Carteirinha de vacinação oucomprovante de escolaridade), por parte do empregado, perante a empresa, do fator gerador do benefício, e será pago proporcionalmente aos dias trabalhados nos meses de admissão e demissão do empregado.

* Salário Função:é aquele atribuído por sentença normativa como mínimo, que pode ser pago para empregado admitido para ocupar a vaga por outro empregado despedido sem justa causa. (instrução nº 1do TST).

TEMA 01

NOSSO ENTENDIMENTO

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), existem tipos de salários que os empregados fazem direito, acima explicamos alguns dos mais falados, hoje, todos os empregados em regime de CLT são assalariados, ou seja, recebem uma remuneração por um serviço.
Cada tipo é diferente, existem os salários fixos ou que são modificados de acordocom o trabalho do empregado, os que são pagos de 15 em 15 dias ou os que são pagos mensalmente, os que são computados através das horas trabalhadas no mês(horista) ou os que trabalham em cima do mês (mensalista),etc.

Referencias:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A1rio_no_Brasil#Regras_gerais_de_prote.C3.A7.C3.A3o_ao_sal.C3.A1rioTEMA 02
Desemprego

Definição segundo Aurélio: Situação em que parcela da força de trabalho não consegue obter ocupação.
O desemprego é quanto o empregado pede demissão, está à procura de um emprego e não o encontra, o que para o mesmo acarreta uma série de problemas financeiros, psicológicos (depressão, ansiedade, etc). Existem algumas causas para que isso ocorra são elas:
* Baixa...
tracking img