Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA ITERNACI0NAL
O estudo da Economia Internacional envolve todos os aspectos ligados a atividade econômica entre as nações. Suas regras de funcionamento, aspectos legais, trocasmonetárias, fluxos de mercadorias e serviços, etc.
Com o fenômeno da globalização cada vez mais a interação e interdependência entre as nações torna premente o perfeito funcionamento destas relações e, nestesentido, a solução comumente adotada é a criação de organismos inter e supranacionais que intercedam no sentido de equilibrar estas relações e promover o desenvolvimento de todos os participantes.
Ocomércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, e ooutsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
Teoria clássica
A lei da vantagemcomparativa fornece uma explicação para o comércio internacional como a consequência racional das vantagems comparativas que surgem a partir de diferenças inter-regionais - independentemente de como essasdiferenças apareçam.
Em economia, a teoria das vantagens comparativas (ou princípio da vantagens comparativas) explica por que o comércio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmoquando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui. O conceito é muito importantepara a teoria do comércio internacional moderno

Teoria moderna
A teoria moderna do comércio afasta-se das suposições restritivas do teorema H-O e explora os efeitos sobre o comércio de uma sériede fatores, incluindo tecnologia e economias de escala. Ela faz uso da econometria para identificar, a partir de dados estatísticos disponíveis, a contribuição de fatores particulares entre os...
tracking img