Aikido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Aikido é uma arte marcial criada no Japão por Morihei Ueshiba (1883-1969) na década de 1940.Ueshiba percebeu que a verdadeira essência das artes marciais não era vencer batalhas, massa cooperação e a harmonia entre as pessoas. A partir dessa percepção e com base em seus conhecimentos, ele desenvolveu o Aikido a chamada “arte da paz”, que significa basicamente“o caminho da harmoniacom espírito” (ou com energia). Ao contrário da maioria das artes marciais, o Aikido é essencialmente defensivo. Ueshiba falava da importância de harmonizar-se com a força de um ataque e de redirecioná-la de modo a imobilizar o oponente sem lhe causar danos ou lesões.
Com isso, neste trabalho pretendemos apresentar os principais objetivos do Aikido que são o desenvolvimento pessoal e acooperação, mostras sua origem e desenvolvimento, assim como caracterizar sua técnica, e apresentar essa arte, que apesar de novo perante outras artes marciais, já conhecida mundialmente.

2. Origem
A sua história está intrinsicamente ligada à a biografia de seu fundador Morihei Ueshiba (1883-1969) nascido na cidade de Tanabe no Japão. Ueshiba sempre foi adepto a artes marciais, e iniciou sua práticaao 17 anos na escola denominada Escola Yagyu Shingan-ryu, porém há muitas especulações em quais outros estilos ele também foi praticante.
O acontecimento mais significativo durante esses anos, pelo menos em termos do desenvolvimento do Aikido, foi o encontro de Ueshiba com o mestre de Daito-Ryu Aikijujutsu, Sokaku Takeda, em Fevereiro de 1915. Ueshiba se apresentou um aluno dedicado, e assimTakeda o convidou a viver com ele em Hokkaido onde aprofundou suas técnicas de Daito-ryu. Em 1919 o futuro fundador do aikido, teve que abandonar a ilha de Hokkaido de vido ao falecimento do seu pai. Porém durante seu regresso a Tanabe encontrou um grande e poderoso líder religioso chamado Onisaburo Deguchi, adepto a religião chamada Omoto-kyu, a qual foi muito importante para desenvolvimentoespiritual de Ueshiba. Impressionado com a religião e abalado com a morte do pai Morihei Ueshiba resolve se juntar ao centro religioso de Omoto-kyu em Ayabe, e la ficou durante oito anos e estuda filosofia Xintoísta (origem da Omoto) e domina o conceito de Koto-Tama (algo similar aos mantras). La ele teve tempo para desenvolver vários pensamentos principalmente em relação a vitória, e chegou a conclusãoque a mesma é relativa, se hoje você ganha, amanha poderá perder. Com isso ele conseguiu finalmente encontrar o significado de Budo (caminho do guerreiro), e esta conclusão era, este é o caminho para o crescimento do homem. Em 1925 o Aikijujutsu passa a ser Aikibudo.
Em 1927 muda-se para Tóquio e começa a prestar serviços à família Imperial, ensinando Aikibudo. Em 1931 consegue fundar seu dojo,em Tóquio, com o nome de Aikibudo Ueshiba Dojo Kobukan com muitos alunos praticantes. Esses alunos, cheios de vitalidade, treinam duro e intensamente de tal modo que a Kobukan é apelidada de Dojo do Inferno. Explode a Segunda Guerra Mundial. Com isso, Ueshiba vê vários de seus alunos serem convocados e partirem para guerra. Decide, então, se retirar para a área rural e vai para Iwama em 1942 ondere-nomeia sua arte de AIKIDO aconselhado pelo próprio Deguchi.
Após a guerra, o Kobukan Dojo passa a se chamar Hombu Dojo que hoje é a atual sede da Aikikai, uma organização mundial liderada atualmente pelo neto do fundador, o doshu Moriteru Ueshiba. A primeira apresentação pública do Aikido ocorreu em 1956. Nesse mesmo período, estrangeiros passaram a praticar Aikido seriamente e a arte seespalhou para outros países. Morihei Ueshiba faleceu e seu filho, Kisshomaru Ueshiba, assumiu a liderança do Hombu Dojo até seu falecimento no ano de 1999, quando Moriteru Ueshiba, filho de Kisshomaru, sucedeu seu cargo até os dias de hoje.

3. Desenvolvimento da modalidade no Brasil.
O AIKIDO foi introduzido no país pelo Shihan Reishin Kawai (1931 - *) no início da década de 60, sob...
tracking img