Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA INTENACIONAL

- Definição, Importância.
- Objeto de estudo, objetivo das teorias e políticas econômicas internacionais.
- Temas econômicos internacionais relevantes atuais.

1- Introdução
As diversas mudanças ocorridas nas relações econômicas entre os paises, após a década de 80, mudaram profundamente o cenário político e econômico mundial. A ascensão de novos paisesindustrializados fez com os paises desenvolvidos perdessem parcela importante do mercado mundial de produtos manufaturados. O mercado de capitais internacional também se desenvolveu fortemente possibilitando novas relações entre os centros financeiros e as economias dos paises. Estas relações nem sempre são estáveis, pois a mobilidade de capitais provoca, por vezes, grandes oscilações na taxa de câmbio emudanças estruturais nos padrões de comércio, que por sua vez resultam em fortes pressões políticas. Os eventos recentes da economia mundial aumentam o interesse por assuntos que preocupam os economistas há mais de dois séculos, como a natureza do mecanismo de ajuste internacional e os méritos do livre comércio versus os impactos dos mercados protegidos.
2. Consumo e Produção
A sobrevivência doser humano depende da satisfação de suas necessidades básicas ou primárias (alimentação, vestuário e habitação). Essas necessidades não são as únicas, pois a evolução do homem trouxe consigo outras tais como: educação, saúde e lazer, sendo estas chamadas de progressivas. Para atendê-las, o homem precisa produzir bens e serviços. De outra forma, podemos dizer que o consumo dos bens e serviçosdepende da produção em volume satisfatório.
3. Divisão do trabalho
Dado que os recursos necessários à produção precisam ser transformados para atender a demanda cada vez mais crescente, o ser humano tem que produzir bens e serviços em larga escala. A fabricação em larga escala somente é possível se houver produtividade e esta, por sua vez, depende da divisão do trabalho. A divisão do trabalho é ocomponente que permite aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e também o surgimento de excedentes para trocas.
No livro "A Riqueza das Nações" de 1776, Adam Smith faz referência à divisão do trabalho quando escreve que em uma fábrica de alfinetes dez pessoas, por se especializarem em várias tarefas, conseguem produzir 48.000 alfinetes por dia, ao invés de uns poucos que cada um poderiaproduzir isoladamente.
No mesmo livro, ele argumenta: "Essa divisão do trabalho, da qual derivam tantas vantagens, não é, em sua origem, o efeito de uma sabedoria humana qualquer... Ela é conseqüência necessária, embora muito lenta e gradual, de uma certa tendência ou propensão existente na natureza humana...a propensão a intercambiar, permutar ou trocar uma coisa pela outra."
E dessa forma, acerteza de poder permutar toda a parte excedente da produção de seu próprio trabalho que ultrapasse seu consumo pessoal estimula cada pessoa a dedicar-se a uma ocupação específica, e a cultivar e aperfeiçoar todo e qualquer talento ou inclinação que possa ter por aquele tipo de ocupação ou negócio. A divisão do trabalho se equilibra pelo mesmo mecanismo da competição e da oferta e procura.
Astrocas entre pessoas foram sendo ampliadas, passando a envolver cidades e finalmente países. Chamamos comércio comercio internacional as trocas entre paises. Ele é feito por meio de importações e exportações e pago em diversas moedas que precisam ser convertidas por uma medida, a taxa de câmbio.
O comércio internacional não se resume simplesmente às relações econômicas, ele é composto de umconjunto de atividades que constituem a Economia Internacional.
4. Definição de Economia Internacional
Estudo dos fenômenos e comportamentos econômicos entre países ou regiões geográficas.
No estudo de Economia internacional ou do comércio internacional analisamos os determinantes dos fluxos de bens e serviços através das fronteiras internacionais, assim como estudamos a quantidade e a forma de...
tracking img