Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




Um dos atributos da contabilidade é permitir o controle da movimentação do patrimônio.
O patrimônio de uma empresa é movimentado em função dos acontecimentos diários, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos.
Registrando esses acontecimentos, a contabilidade terá condições de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, sempre quesolicitada.
Diante de tal fato, nosso objetivo é compreender a composição dos componentes patrimoniais.
Entendendo que o patrimônio e o conjunto de bens, direitos e obrigações de um empresa, vejamos o que significa cada um destes componentes:












































2.1 BENS


São coisas capazes de satisfazeras necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica.


Do ponto de vista contábil, bem é tudo que um empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.


Exemplo:
• prateleiras
• livros para venda (mercadorias)
• papel para embalagem


Desses três, as prateleiras são bens de uso da empresa; os livros são de troca e o papel para embalagem é umbem de consumo.


Podemos ainda dividir os bens de uma empresa em:


1. .2 MATERIAIS: são os bens tangíveis (corpóreos). Dividem-se em móveis e imóveis:


2.1.3 Móveis: são aqueles que podem ser removidos de seu lugar natural por força própria ou alheia. Exemplo: mesa, máquina: veículos.


2.1.4 Imóveis: são aqueles que não podem ser removidos do seu lugarnatural. Exemplos: terrenos, casas, sítios.



2.1.5 IMATERIAIS: são os bens intangíveis (incorpóreos), ou seja determinar gastos que a empresa faz que, por sua natureza, devem ser considerados bens. Os mais comuns são: Comércio, Marcas e Patentes.














2 . DIREITOS
São todos os valores que uma empresa tem a receber. Geralmente, os direitos aparecem registradoscom o nome do elemento (quase sempre um documento) acrescido da expressão a Receber.


Exemplos:
• Duplicatas a Receber
• Promissórias a Receber


1. OBRIGAÇÕES


São todos os valores que uma empresa tem a pagar. Geralmente, as obrigações são registradas utilizando-se o nome do elemento (quase sempre um documento) acrescido da expressão a Pagar.Exemplos:
• Duplicatas a Pagar
• Promissórias a Pagar
• Impostos a Pagar


2. PATRIMONIO LIQUIDO


Esse quarto grupo corresponde à diferença entre o ativo e o passivo (bens e direitos) e as obrigações.


Patrimônio Líquido (composto basicamente por três elementos): Capital, Reservas e Prejuízos acumulados.


• Capital: representa a importância emdinheiro ou bens e direitos que uma pessoa possui ao iniciar suas atividades.


• Reservas e Prejuízos Acumulados: são elementos que apresentam parte ou o total do resultado apurado pela empresa no final do exercício social. Quando o resultado do exercício de uma empresa for igual ao lucro, esse lucro terá várias destinações: uma parte vai para o governo (contribuição social e Imposto derenda); uma parte ou o total poderá ser destinada aos empregados, administrativos , como participações nos lucros; uma parte poderá ser utilizada para aumentar o capital social, e uma parte será destinada ao proprietário ao sócio, em forma de dividendos. Quando o resultado apurado corresponde a prejuízo, esses prejuízos serão acumulados no Patrimônio Líquido para serem, futuramente, compensados.3. CONTAS DE RESULTADO


Controlam as transações que influem na situação liquida do Patrimônio, ora alterando-a para mais (Receitas), ora alterando para menos (despesas).
Ao final de cada exercício social, as empresas deveram apurar os resultados e elaborar as demonstrações contábeis. O resultado do Exercício, que consiste no confronto entre Despesas e Receitas, é...
tracking img