Economia de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução a Ciência Económica.......................................................................................3
Definição da Procura 3
Lei da Procura 3
Excedente do Consumidor 5
Elementos que afectam a Procura 6
Variação da Procura 8
Equilíbrio de Mercado 9
A Elasticidade da Procura 10
Lei da Oferta 11
Curva da Oferta 11
Excedentes doProdutor...................................................................................................
Equilíbrio de Mercado 12
Deslocação da Curva de Oferta 13
Bibliografia 14

Introdução
O presente trabalho prende-se numa análise da procura e da oferta no campo microeconómico.
Para melhor entender o funcionamento da procura e da oferta, numa primeira fase, farei uma breve introdução da economia, ondeapresentarei a definição e explicação da economia como ciência.
Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, nomeadamente, Parte I- Procura e Parte II -Oferta.
Na Parte I, apresentarei a definição da procura e suas leis, onde pode se encontrar as funções as funções e as curvas. Farei também uma abordagem sobre os excedentes do consumidor, da variação da procura e do equilíbrio de mercadoonde estarão ilustrados os gráficos do excedente da procura, do ponto de equilíbrio, por fim a elasticidade da procura.
Na Parte II- oferta irei falar da lei da oferta, onde podemos encontrar os movimentos e deslocações ao longo da curva, seus excedentes, o equilíbrio do mercado, seus factores e por fim a elasticidade preço da oferta.
Este trabalho tem como finalidade analisar, discutir eapresentar de forma resumida os elementos ligados à economia, particularmente no que respeita às leis da procura e da oferta.

Ciência Económica
A Economia está presente no quotidiano, tentando sempre responder a problemas como a pobreza, desemprego, crises energéticas, inflação, défice da balança de pagamentos e muitos outros.
Entende-se por procura a intenção de comprar, e a oferta a intençãode vender um determinado bem no mercado, verificando-se um encontro de vontades onde se conjuga a quantidade do bem com o seu preço.

Entende-se por economia a ciência que estuda como a humanidade escolhe utilizar os recursos escassos, de forma a produzir outros bens e distribui los para o consumo da sua satisfação, agora e no futuro.
A Economia é uma ciência pois:
Tem um campo de estudoespecífico (objecto de estudo), que são os fenómenos económicos, tem uma terminologia própria (conjunto de conceitos específicos que utiliza para interpretar a realidade). Utiliza o método científico como ferramenta de pesquisa, o qual recorre à observação, formulação de hipóteses explicativas, experimentação e conclusão.

Parte I
Procura
A procura corresponde à intenção de comprar, sendo o conjuntode bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços. Por outra, a procura traduz-se como a quantidade de um bem, pelo qual os consumidores estão dispostos a comprar em determinado período de tempo. Sendo essa quantidade procurada em função do preço desse bem.
Lei da Procura
A hipótese “ceteris paribus”, é a chamada Lei da Procura, que é a relação inversamenteproporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, isto é, quando aumenta o preço a procura diminui.

Função procura

A procura do bem x é função do preço do bem x, do preço dos outros bens, do rendimento do consumidor, do gosto deste e da oferta, nomeadamente D(x) = f (Px, Py, Rend, G, S(x))
A função procura é decrescente, com declive negativo e as 2 grandezas (P(x) e Q(x))relacionam-se de forma inversa. curva da procura.
A curva da procura é o lugar geometrico dos pontos de consumo desejado do bem, para cada nivel de preços, é negativamente inclinada pelo efeito substituição, que é a substituição do bem por outro bem sucedâneo e o efeito rendimento ocorre quando o rendimento aumenta ou os preços diminuem, o poder de compra aumenta.

Excedente do Consumidor...
tracking img