Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário:

Introdução. 2
Conceito de economia. 3
A questão da escassez na economia e os problemas econômicos fundamentais. 4
Fundamentos de Microeconomia e Macroeconomia e seus Principais Campos de atuação. 6
Mercado Conceito. 8
Analise das estruturas de mercado. 9
Monopólio. 10
Oligopólio. 11
Monopsônio. 12
Oligopsônio. 13
Concorrência monopolística. 14
Mercado de ConcorrênciaPerfeita. 15
Conclusão. 16
Bibliografia. 17

Introdução.

O trabalho baseia-se na economia e mercado, onde faláramos de micro e macro economia e seus fundamentos. Explicaremos os conceitos de economia para o melhor entendimento do assunto de questão de escassez da economia e seus desafios e problemas. O trabalho também relata sobre o conceito de mercado e suas estruturas que se baseia em, analisedas estruturas de mercado, Monopólio, Oligopólio, Monopsônio, Oligopsônio e Concorrência monopolística. Tudo para o melhor entendimento do que é Economia e Mercado.


Conceito de economia.

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e osrecursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes. A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o queproduzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc.






A questão da escassez na economia e os problemas econômicos fundamentais.

A escassez emsentido econômico tem sempre implícita uma relação entre a quantidade de recursos ou bens e as necessidades humanas que através deles buscam satisfação.
A escassez pressupõe uma relação entre a quantidade do bem e as necessidades que com ele se satisfazem. Os bens produzem-se com fatores (recursos). É a relação entre a quantidade dos recursos (e dos bens) e as necessidades humanas que permitedizer se os recursos são escassos. A luta contra a escassez pode enveredar por duas vias alternativas:
1- Restringir o número e a intensidade das necessidades. Por esta via, pode atenuar-se a escassez mediante o bloqueamento das próprias necessidades. Embora a quantidade de bens não sofra porventura aumento, a escassez aliviar-se-á.
2- Produzir e distribuir eficientemente o produto de modo air ao encontro das necessidades em crescimento.
Os Desafios da Economia: “O que, Quanto, Como e Para Quem produzir”: A cada momento novos desafios (problemas) para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles é satisfazer as necessidades humanas e que determinado bem econômico.
Em relação o que produzir, primeiro temos que fazer uma análise (estudo) geral da sociedade, pois a Economia como umaciência social não estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocadas à disposição da sociedade. A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é através da demanda. Pois devido este fator podemosestudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais produtos estão satisfazendo as necessidades humanas no mercado e em que proporções.
O outro problema fundamental da Economiaé a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção. Tais fatores como: Matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra...
tracking img