Economia chinesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Organização da economia chinesa PÓS-REVOLUÇÃO cultural

Em 1958, a China iniciou um plano de governo conhecido como O Grande Salto Adiante. O objetivo principal era estruturar a produção agrária do país através de um sistema cooperativo e organizar a produção industrial. Apesar de ser bastante atraente, o plano se mostrou ineficiente, principalmente por conta do rompimento da China com aUnião Soviética, em 1957.
As consequências do fracasso foram sentidas diretamente pela população chinesa que sofreu com o desemprego, a fome e a desorganização do sistema. Isso fez com que partidários de Mao Tse-Tung passassem a ter ideias de tirar o poder governamental de suas mãos e deixá-lo somente como uma figura decorativa no poder. Quando Mao percebeu o golpe, ele começa a difamar seusinimigos e declarar a plenos pulmões a necessidade de promover uma limpeza geral nos quadros políticos, econômicos e ideológicos da China.
Assim, em 18 de abril de 1966, Mao anuncia formalmente durante uma reunião do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC), a chamada Revolução Cultural. O movimento apresentava quatro objetivos principais:

1- Reforma política do PartidoComunista Chinês
2- Substituir seus sucessores por líderes que seguissem suas ideias
3- Assegurar que a juventude chinesa participasse de uma experiência revolucionária
4- Facilitar o acesso da população a serviços de educação, cultura e saúde.

Para atingir seus objetivos, Mao Tsé-Tung passa a encorajar a criação de comitês revolucionários – bases da Guarda Vermelha-, compostos pelasforças militares, camponesas, partidários e governamentais. Os comitês serviriam de escudo para Mao, eliminando sua oposição política. Além de manter o fervor revolucionário e um estado constante de luta e superação, a revolução pretendia tornar cada unidade econômica chinesa, como fábricas e fazendas, tornando-as bases para a reconstrução do comunismo e para o processo de coletivização.
Outracaracterística importante da Revolução Cultural Chinesa foi a tentativa de acabar com o confucionismo, uma corrente cujas ideias eram baseadas na filosofia de Confúcio e que, por milênios, influenciara o povo chinês. Tudo isso, sem dúvida, ampliou a popularidade de Mao Tsé-Tung, que seguiu no poder até 1976, quando faleceu.
Em 1977, com a ascensão de Deng Xiaoping, a Revolução CulturalChinesa foi declarada oficialmente encerrada.

A economia de Deng Xiaoping

O começo da transformação de uma economia cuja produção era determinada pelo governo central em uma economia de mercado foi possível graças a grandes reformas econômicas e à abertura geral da economia. A partir de 1979, Deng Xiaoping, que se tornou líder da China em 1978, introduziu um programa de reforma da economia queaos poucos mudaria o funcionamento da estrutura econômica do país. Primeiramente, suas reformas focaram o setor agrícola. Os preços da produção agrícola aumentaram, as restrições à produção e os impostos sobre essa, diminuíram e, o mais importante, a responsabilidade sobre a produção, a propriedade dos meios de produção e as decisões sobre as mesmas foram transferidas das comunas e governoslocais para os próprios agricultores. Essas mudanças levaram ao aumento da renda familiar, o que, por sua vez, aumentou os investimentos, a poupança e a demanda total por bens em todo o país.
Na metade da década de 80, o setor industrial passou por reformas que permitiram a entrada de empresas privadas para complementar as empresas estatais então existentes, o que trouxe algumas liberalizações depreços e salários a essas últimas. Além disso, algumas dessas empresas estatais foram autorizadas a reter uma parcela dos lucros como incentivo pelo bom desempenho, e 14 grandes cidades localizadas ao longo da costa foram abertas ao comércio exterior e ao investimento estrangeiro. Essas reformas atraíram investimento estrangeiro direto sob a forma de novas empresas (principalmente joint...
tracking img