Economia chinesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia da China
Atualmente, o país apresenta o segundo maior produto interno bruto (PIB) do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Desde a permissão da existência de empresas privadas no país poriniciativa de Deng Xiaoping, no final dos anos 1970, o país tem apresentado taxas anuais de crescimento do produto interno bruto da ordem de dez por cento. Este crescimento baseou-se, sobretudo, nosbaixos salários da mão de obra no país, o que fez com que os produtos industrializados do país adquirissem preços extremamente competitivos no mercado internacional. Com isso, os produtosindustrializados chineses invadiram os mercados do mundo inteiro.
Porém esse crescimento industrial não se distribuiu de modo homogêneo no país. Ele permaneceu restrito ao litoral, que apresenta maior facilidadeem termos logísticos para a exportação. O interior do país, ao contrário, permaneceu com uma economia atrasada e basicamente agrícola. A China é o maior produtor mundial de alimentos, com ênfase naagricultura que esta mais mecanizada, e que é responsável por excelentes resultados de produtividade, que só foi possível depois do aumento nos investimentos na área de educação, principalmentetécnica.
A permissão da iniciativa privada, efetuada por Deng Xiaoping, não eliminou totalmente, as empresas estatais chinesas. Elas continuaram a existir lado a lado com as novas empresas privadas,especialmente em setores estratégicos da economia.
Fazendo com que hoje a China seja uma das nações com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos no mundo, com a média do crescimento do PIB emtorno de 10% por ano. A renda per capita da China tem crescido cerca de 8% ao ano em média nos últimos 30 anos e mais 15% em média aos 25 anos de exportação. Porém a renda per capita do país ainda estáclassificada como mediana a baixa, se comparada com os padrões mundiais de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China...
tracking img