Economia chinesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Chinesa
Fundada em 1949, pelo partido comunista Chinês, comandado por Mao Tsé-Tung. A China trata-se de uma das civilizações mais antigas, segunda maior economia do mundo, que cresce cadavez mais, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
O “Grande Salto” levou de volta ao campo grande parte das pessoas, não era mais possível o cultivo de terras privadas. O governo controlava anatalidade e havia cotas de consumo, várias famílias morando juntas. Como meio esse plano levou a escassez de alimento, atraso na produção e fome e como resultado o fracasso. Com a morte de Mao Tsé-Tung,Deng Xiaoping assumiu o poder dando novo rumo a economia chinesa .
De lá pra cá a economia do país só cresceu, tendo grande foco nas exportações. Pesquisas mostram que no ano de 2008 o Brasil vendeuUS$ 11,1 bilhões em produtos de alta tecnologia, o equivalente a 3% do que a China exportou desses itens para o mundo no mesmo ano. O grande foco são nos eletrônicos.
A autonomia que as empresasestatais tiveram para atuar, chamaram a atenção das grandes multinacionais, que em face disso quiseram atuar no país, sem grandes exigências trabalhistas, utilizando a mão de obra barata.
O PIB per capitaesta baixo em relação aos países desenvolvidos, mas vem crescendo. Entre os anos de 1990 e 2007 cresceu em torno de 9.96% ao ano, segundo dados. A construção de fábricas, a modernização dasindústrias, melhoria na infraestrutura do país, moradia é o que gera 40% do PIB da China.
Os principais destinos das exportações da China são EUA, Hong Kong, Japão, Correia do Sul e Alemanha. O percentual dosEstados Unidos em 2004 era o maior. O Japão é o que mais vende pra China, depois União Européia, seguido de Taiwan.
A perspectiva do BAD (Banco Asiático de Desenvolvimento) é que a economia Chinesacresça em 2013 8,5%.
O país ainda enfrenta desafios para seu desenvolvimento econômico. Dentre eles a necessidade de crescimento sustentado do nível de emprego para inserir imigrantes, redução...
tracking img