Economia anhanquera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera UNIDERP





ECONOMIA























PORTO ALEGRE
2012
.















ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DESENVOLVIDA PELA TURMA N21 DA DISCIPLINA DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR JOSÉ HENRIQUE AYALA.












PORTO ALEGRE
2012
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 4

2 Mercado Imobiliario 5

2.1 porto alegre: 5

3 Custo medios 7

3.1 formação do custo medio de imoveis 7

4 Tendências do Mercado Imobiliário 9

4.1 Analise da macroeconomica da região de Porto aLEGRE 10

4.1.1 Índices econômicos da região 12

5 Mercado Imobiliário X Economia 13

6 Conclusão 15

Referências 16



Introdução





O grupo realizou apesquisa frente ao mercado local afim de identificar possiveis produtos ou serviços para pesquisa de mercado economico.
Dentre os assuntos discutidos selecionamos o mercado imobiliario de casa e apartamentos residencias, devido a sua crescente valorização e destaque frete a economia local, nas proxima paginas seguiremos com o estudo proposto desenvolvendo uma analise conforme proposto pela ATPS.Mercado Imobiliario

No Brasil, o crescimento esperado para o setor entre 2009 e 2010 é de 39% com expectativas de 930 mil imóveis financiados este ano, número considerado conservador por Luiz França: “Acho que devemos chegar a 1 milhão de moradias”, comenta. O interesse das instituições financeiras pelo investimento imobiliário tem crescido desde 1997, quando uma alteração no Código Civilbrasileiro melhorou as garantias das instituições financeiras neste tipo de aplicação.
Até 1997 os financiamentos imobiliários eram garantidos por hipotecas. De acordo com este tipo de regulamentação, caso o comprador não conseguisse honrar suas dívidas com o imóvel, o financiador poderia tomá-lo de volta após longas batalhas judiciais, contraindo junto com ele todas as taxas administrativas doimóvel que por ventura o dono não tivesse honrado, como IPTU e depreciação física do imóvel. Com a lei 9514/97, os financiamentos imobiliários passaram a ser garantidos pela alienação fiduciária que, além de reduzir os trâmites burocráticos para a retomada do imóvel, permite que o financiador cobre os valores depreciativos do investimento. O resultado foi um aumento na confiança de ambos os agentes(financiador e financiado) e no percentual dos valores dos imóveis financiados, que eram de até 47% do valor do imóvel e passaram a atingir 62%, com essa implementação o mercado imobiliario brasileiro iniciou uma crescente evolição em niveis de disponibilidade de estoque e demanda de compra.
Desta forma passaremos a analisar o mercado da micro região de Porto Alegre compreendida pelas cidades dePorto Alegre, Canoas, Alvorada, Viamão e Cachoeirinha.

1 porto alegre:

Com muitas características européias, Porto Alegre mostra ter um alto índice de Desenvolvimento Humano, pois a população tem uma alta qualidade de vida, gera um PIB grande, segundo pólo comercial e segundo pólo da indústria de transformação nacional. E com tudo isso, Porto Alegre apresentou este ano um crescimento de 20%no número de lançamentos. Normalmente a procura por imóveis em Porto Alegre concentra-se nos bairros centrais e tradicionais, porém o último Censo Imobiliário mostrou o contrario. Regiões perifericas e cidades visinhas tiveram um crescimento de construções civis. E a escassez de terrenos faz com que cresçam mais os bairros planejados para suprir a demanda pela busca da moradia da populaçãogaúcha. 
A situação favorável da cidade de Porto Alegre com o aumento de renda das classes C e D e o fortalecimento de programas como o Minha Casa, Minha Vida deixam a capital com um crescimento desenfreado de prédios e casas em condomínios fechados, até mesmo os bairros mais afastados do centro estão começando a valorizar, e muito, por conta dessas cidades que estão se construindo, oferecendo aos...
tracking img