Projeto politico pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANQUERA –UNIDERP

ESCOLA ESTADUAL BELARMINO MARREIRO

ANO LETIVO: 2010

Acadêmicos (a)

Lisandra Maria dos Santos Brasil

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR DEMÓSTENES BELDUQUE DE ARAÚJO TRAVESSA

Monografia apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional, sob orientação das professoras Mrs. Lenice Sá e Maria doCéu Chaves da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, para obtenção do Titulo de Especialista em Gestão Educacional

Manaus - Amazonas
Brasil

“Não somos pescadores domingueiros, esperando o peixe. Somos agricultores, esperando a colheita, porque a queremos muito, porque conhecemos as sementes, a terra, os ventos e a chuva, porque avaliamos as circunstâncias eporque trabalhamos seriamente.”

Danilo Gandim, 1995.

SUMÁRIO

Apresentação

Dados de Identificação

2. Histórico da Escola
3. Justificativa
4. Filosofia
4 Missão
4 Visão
1. Valores
4. Objetivos
5 Objetivo Geral:
5 Objetivos Específicos:

Diagnóstico

Estrutura Administrativa e Recursos Humanos

6 AspectosFísicos
6 Perfil dos Alunos
4. Perfil da Comunidade
6 Currículo
7. Planejamento
7. Objetivo do Planejamento
7. Atividades do Planejamento
7. Avaliação da Aprendizagem
8. Trabalho Pedagógico
9. Recursos Financeiros
10. Avaliação do Projeto Político Pedagógico
11. Programação:
13. Normas ou Determinações
1. Horário da Secretaria
2.Disciplina
3. Normas Gerais
4. Material Didático
5. São Direitos e Deveres dos Alunos
14 Considerações finais
Referências
Anexo

1. Índice de Aprovação, Reprovação e Abandono Escolar

2. Plano de Ação da Escola

Introdução
Atualmente, a temática a respeito da Função Social da Escola está sendo amplamente debatida nas universidades, sindicatos,organizações não governamentais e por secretarias do governo. Onde todos, embora com diferentes linhas de pensamentos, concordam que a Escola tem como função social, formar cidadãos participativos da vida econômica e social do país, cidadãos que contribuam para a transformação de uma sociedade mais justa e igualitária e com melhores condições de vida a todos.
Sabemos que a sociedade possuidiretos assegurados pela Constituição Federal, no que tange a educação, no art. 205, a educação é direito de todos e dever do Estado, na LDB, art. 02, assegura que toda criança maior de seis anos tem direito a educação, e o ECA, no art. 53, assegura que a criança e o adolescente têm direito a escola pública e gratuita próximo de sua residência.
Observamos que a Escola pública brasileira nãoconsegue atender aos dispositivos constitucionais que garantem a escolaridade à população dos 6 aos 14 anos, pois, ainda possuímos crianças que não conseguem ter acesso à Escola, e outros que o fazem, acabam sendo excluídas após inúmeras repetências.
Apesar desse amplo debate da sociedade civil, a Escola enquanto instituição não conseguiu ainda, realizar a análise da importância de suafunção social para atender as expectativas da população.
Enquanto a Escola não conseguir criar mecanismos para cumprir o seu papel de ensinar conteúdos e habilidades necessárias para levar o individuo a uma reflexão de seu papel social, fazendo com que o mesmo perceba a realidade em que está inserido, ela perderá a sua função dentro da sociedade.
Não podermos esquecer que a Escola não podeagir só, a superação dos problemas que hoje enfrentamos precisam de um esforço conjunto para serem solucionados, sendo necessária a união das secretarias estaduais com a família, para que o objetivo maior que é a transformação social seja alcançada.
A realidade da Escola Estadual Belarmino Marreiro, não é diferente da maioria das Escolas da rede pública, apresentando os mesmos...
tracking img