Historia e sistemas da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para uma arqueologia da psicologia social

Kleber Prado Filho



http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000300003&lang=pt

Resumo Elaborado pelo grupo



Através deste artigo, o autor Kleber Prado Filho apresenta a historia da Psicologia social no Brasil de uma forma a contemplar não só fatos já tidos como verdades cientificas, mas todas asnuances que permeavam os acontecimentos importantes tanto no surgimento quanto no desenvolvimento. Este artigo pode ser tido como uma analise arqueológica da Psicologia no nosso país, visando sua abordagem mais social, ligado com a Sociologia, Antropologia e Historia. São abordadas as possibilidades que rodeavam o possível marco do surgimento e sua diferenciação para as outras áreas da Psicologia talcomo sua relação com questões políticas ao longo do século passado e ate a data presente.

Psicologia & Sociedade
Print version ISSN 0102-7182
Psicol. Soc. vol.23 no.3 Florianópolis Sept./Dec. 2011
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300003 
Para uma arqueologia da psicologia social1
 
An archeological analysys of the social psychology
 
 
Kleber Prado Filho
UniversidadeFederal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
 
 

RESUMO
Este artigo busca, a partir de uma perspectiva metodológica de Michel Foucault, traçar uma história arqueológica da Psicologia Social no Brasil. Deslocando-se de uma análise epistemológica que se pergunta sobre a cientificidade e a validade ou verdade de pressupostos, conceitos e técnicas aplicados no campo, a reflexão aqui empreendidacoloca em questão seus movimentos e tendências históricas, os enfrentamentos e rupturas observáveis entre as diversas abordagens ali circulantes, bem como a emergência desta multiplicidade de objetos que se formam e se sucedem neste domínio de conhecimentos e práticas ao longo do século XX e neste início de século XXI.
Palavras-chave: arqueologia; história; psicologia social; Michel Foucault. ABSTRACT
This article aims to set an archaeological history of Social Psychology in Brazil based on Michel Foucault's methodological perspective. Shifting from an epistemological analysis that asks itself about the scientificity and the truth or validity of presumptions, concepts and techniques applied in field, the argument presented here questions its movements and historical trends, theconfrontments and ruptures observable among the many approaches orbiting there, as well as the emergency of multiple objects which form and succeed in this domain of knowledge and procedures throughout the 20th century and in the first years of 21st century.
Keywords: archaeology; history; social psychology; Michel Foucault.

 
 
Considerações metodológicas
Esta reflexão, marcando diferença emrelação a uma reflexão epistemológica, busca fazer uma análise arqueológica da Psicologia Social no Brasil aplicando o método de análise de discurso de Michel Foucault – portanto de uma perspectiva exterior aos conteúdos e "verdades" circulantes neste campo – traçando uma história da formação desta disciplina entre nós, ao longo do século XX e nessa passagem ao XXI. Para tanto, faz-se necessário, departida, proceder a uma distinção de caráter metodológico, entre uma análise epistemológica e a análise arqueológica pretendida.
Uma análise epistemológica centra-se na problemática das condições para a existência de verdades em um campo de conhecimento. Ela deve necessariamente entrar na questão da cientificidade de uma disciplina: questionar a validade das afirmações, a solidez dospressupostos e argumentos, a visibilidade e acessibilidade dos objetos, a coerência dos métodos, a definição de um campo, a existência ou não de um paradigma, além de verificar a consistência da relação teoria x prática neste campo. A rigor, ela deve se pronunciar quanto ao atendimento ou não das condições para que determinado domínio de conhecimento possa ser considerado científico, e deve ainda, no caso...
tracking img