Ead e qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: EAD e qualidade

Autor: Rosana Ramon

Resumo
A educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs e por sua inserção em todosos processos produtivos, cada vez mais cidadãos e Instituições vêem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de trabalho e aprendizagem ao longo da vida. Ocasionalmente, debate-se, nacional e internacionalmente, qual a terminologia mais apropriada, já que, com os inúmeros recursos tecnológicos, eliminam-se as distâncias e fronteiras etorna-se enorme a diversidade de arranjos e combinações possíveis. Dessa forma, discute-se atualmente a qualidade que ele possui ao formar os alunos, a didática utilizada e a autonomia que os alunos possuem. Assim sendo, a EAD , ao longo da história, tem cumprido o seu papel sócio- cultural, político e pedagógico. Esses cursos contam com as últimas conquistas da tecnologia isso permite uma maiorinteração entre aluno e professor. Além disso, para muitos a EAD foi muito importante, já que se não fosse essa modalidade de educação, certamente muitos estudantes não concluiriam um curso superior de forma qualitativa.

Palavras- chave: qualidade em EAD, autonomia do estudante, didática da EAD,

Introdução
Educação a Distancia (EAD) é uma vertente que cresce a cada dia na área da Educação.Essa modalidade de ensino tornou-se uma solução para grande parte dos brasileiros , ao contrário do que muitos pensam , a EAD não é recente, seus experimentos remontam ao início do sec. XIX, sendo, hoje, um poderoso instrumento de ensino , discute-se atualmente a qualidade que ele possui ao formar os alunos, a didática utilizada e a autonomia que os mesmos possuem no mercado de trabalho.

Paramanter este ensino com qualidade, é preciso considerar que educação a distância não é sinônimo de redução de tempo de integralização de currículos, cursos e programas, deve-se oferece ao aluno, referenciais teóricos que colaborem na aquisição do conhecimento.
O desafio de educar e educar-se a distância é grande, por isso é necessário que professores alunos e gestores busquem maior qualidade.Fundamentação teórica e discussão
Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e/ou tempos diversos.
Na sociedade contemporânea a EAD tornou-se uma necessidade, esendo assim, o Ministério da Educação, ao longo dos últimos dez anos, divulgou critérios e parâmetros de qualidade sendo eles: integração com políticas, diretrizes e padrões de qualidade definidos para o ensino superior como um todo e para o curso específico: desenho do projeto,equipe profissional multidisciplinar e infraestrutura de apoio, materiais educacionais, comunicação entre professor e aluno,avaliação da aprendizagem e avaliação institucional e sustentabilidade financeira.
Verifica-se que as teorias que se baseiam na autonomia e independência dos alunos colocam a ênfase no ensino centrado no estudante, promovendo a sua autonomia. De acordo com estas idéias, devem ser atribuídas maiores responsabilidades aos alunos no processo de aprendizagem. O fato de professores e alunos seencontrarem separados ocasiona que os alunos tenham de ser autônomos, ou seja, emocionalmente independentes, auto-motivados e capazes de resolver sozinhos os problemas de aprendizagem.
Sendo assim, a autonomia se constitui como uma das características centrais da EAD, oportunizando que os acadêmicos imprimam um ritmo de estudo de acordo com que lhes for mais conveniente. Este fato não se refere ao...
tracking img