Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
6 IINNTTRROODDUUÇÇÃÃOO
Após ponderar acerca de vários assuntos, o tema escolhido para realizar a dissertação foi o “O Consumo de Drogas pelos jovens em Contexto Educativo”, devendo-se a escolhadeste tema à preocupação e interesse que existe acerca desta temática. A razão de ter circunscrito a investigação aos jovens deve-se ao facto de ser nesta faixa que geralmente o consumo se inicia. OEscritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) afirma:
Analisar o uso de drogas entre jovens é muito importante por várias razões. Primeiramente, a maioria das pessoas começa a usar drogasdurante sua juventude e é entre os jovens que as actividades de prevenção às drogas têm maior incidência… (Relatório Mundial sobre Drogas de 2009, 2009:15)
A opção pelo contexto educativo deve-se aofacto de ter contacto directo com o mesmo, por via do estágio curricular que decorreu no Centro de Formação Profissional. A razão pela qual relaciono o consumo de drogas ao meio educativo deve-se poreste ser considerado um dos locais privilegiados para a educação e formação dos jovens, mas por vezes é utilizado como meio de consumo ou tráfico. Porém há que ter em conta que este meio é poucoabordado e relacionado com o uso de drogas, pois usualmente os contextos que se relacionam mais com os consumos são os espaços lúdicos, tais como festas ou bares, “o consumo destas substâncias pode terlugar em situações de lazer, de festas, nos concertos/festivais…” (Naia, 2007:25)
Assim, com este tema pretende-se esclarecer quais as razões que levam os jovens a consumir e porque o fazem num espaçoprivilegiado de educação como a escola. Júlio Aquino no seu livro acerca de “Drogas na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas” sustentam que:
A escola em nosso mundo é o lugar que temosprivilegiado como o espaço educativo para as novas gerações. Aos olhos da sociedade a „invasão‟ das drogas nesse lugar „privilegiado‟ tem significado um imenso descontrole social… (Aquino, 1998:72)
Outro dos...
tracking img