Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Escola Municipal de Ensino Fundamental - Pequeno Príncipe






Projeto de Prevenção de Drogas
Papo Galera!





Educadores-cursistas: Aluna: Juara Gonçalves Farias
Maria Rogéria Almeida de Araujo
Marilene Araújo LimaSamara Rejame Pinheiro de Souza


Tutora: Patrícia Cristina Campos Ramos

Turma: 05/Região Norte






Apoio Institucional: Conselho Tutelar
Secretaria Municipal de Ação Social
Secretaria Municipal de Saúde
Policia Militar






Cujubim – RO

Introdução
O Projeto de prevenção ao Uso de Drogas Papo Galera é uma iniciativada EMEF. Pequeno Príncipe com o apoio do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas que tem como objetivo promover ações de saúde e bem estar com o apoio das redes sociais existentes na comunidade para minimizar o impacto do uso de drogas na escola.
A modernidade vem modificando as interações sociais com passar dos anos e no decorrer desse processo o uso de drogasestá se intensificando e prejudicando a vida de muitos jovens. Drogas "qualquer substancia que, introduzida no organismo, possa modificar uma ou mais de suas funções (Leo, Padre,2007). Do ponto de vista jurídico, segundo prescreve o parágrafo único do art. 1.º da Lei n.º 11.343, de 23 de agosto[->0] de 2006[->1] (Lei de Drogas): “Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ouprodutos capazes de causar dependência”.
Existem as drogas chamadas lícitas que podem ser livremente comercializadas com algumas restrições como, por exemplo: as bebidas alcoólicas, o tabaco que não podem ser comercializadas para menores. Existem também os medicamentos que possuem prescrição medica para serem consumidos. As drogas ilícitas que são proibidas por lei, como a maconha, a cocaína, o crack,etc.
A partir de 23 de maio de 2005 o Brasil consolida a Política Nacional sobre Drogas (PNAD) que tem como objetivo estabelecer diretrizes e estratégias, voltados para redução da demanda e oferta de drogas. No decorrer do tempo aumentou o uso de substancias que causam dependências aos jovens no auge de sua juventude.
Sendo a escola um local cujo objetivo e propor o conhecimentos baseados nasciências e estimular os jovens a buscar suas transformações pessoais e profissionais. A necessidade de promover um trabalho de prevenção torna-se importante, pois o aluno o foco de atenção no processo de ensino aprendizagem e é na escola que ele deve aprender os princípios básicos de como se prevenir contra o mau uso de substancias que possam causar a ele danos psicológicos e morais.

AspectosTeóricos
A adolescência é um momento marcado por profundas transformações psicológicas, físicas, sociais e culturais, é o momento em o individuo busca sua identidade, onde surgem as duvidas e os medos. É nesse momento da vida que ele precisa de todo afeto e confiança da família, pois dentro dele existe um mundo cheio de expectativas e se for impedido de realizar seus desejos e sonhos. Nos grupos osadolescentes começam a vivenciar novos papeis na sociedade começam a manifestar suas opiniões, é o inicio da vida em sociedade e é nesse momento que ele precisa encontrar na família e na escola a ajuda psicológica que necessita para formar seu caráter.
A escola passa a ser o local onde o adolescente encontra seu ponto de apoio, mas ela também tem regras e disciplina a ser obedecidas que sãofundamentais para o processo de identificação do adolescente. O professore age nesse processo como peça fundamental para compreender o aluno e o envolve-lo no processo educativo, assim cabe ao professor também apoiar e acreditar no seu potencial incentivando-o a estudar e encontrar seus objetivos. A relação do professor com aluno quando o assunto é drogas se torna difícil quando não existe uma...
tracking img