Resumo 2 capitulo las casas - organização para o marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do capitulo 2 do livro: LAS CASA, Alexandre Luzzi. Marketing: Conceitos, exercícios, casos. São Paulo: Atlas, 2006.

ORGANIZAÇÃO PARA MARKETING

1 - Conflitos Organizacionais
Nestecapitulo o autor nos põe a par das dificuldades recorrentes das disputas por poderes. Ele cita, demonstrado em dois casos distintos, que , independente do seu nível profissional, a politica de convivênciadeve ser vista e seguida. Ele nos fala que em algumas empresas é utilizada a técnica do Endomarketing visando minimizar estes fatos.

2 - Estruturas Organizacionais
A empresa se organiza,geralmente, em quatro setores: Produção, Financeiro, Administrativo e Vendas. Para o bom funcionamento do negócio é necessário que o gestor tenha uma clara visão de quais funções exercem cada setor.
2.1 –Princípios da administração
2.1.1 – Principios da unidade de comando: Segundo este principio subordinados reportam-se apenas ao chefe.
2.1.2 – principio da especialização: o responsável por umsetor tem que ter especialidade nele.
2.1.3 – Principio da prioridade da organização: Cargos por beneficiamento
2.1.4 – Principio da definição da autoridade e responsabilidade: Cada individuo age, deacordo com seus consceitos, em sua aréa de especialidade.
2.2 – Elaboração do organograma
Neste trecho o autor explica da importância do organograma para um melhor planejamento e a obtenção de umrelacionamento harmonioso.
2.2.1 – O que caracteriza uma estrutura organizacional orientada para o marketing?
Uma empresa orientada para o marketing é aquela que procura adaptar-se paraprocporcionar a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Esta orientação é algo que deve partir das camadas mais superiores de uma empresa.
2.3 – Departamento de marketing
O profissional demarketing tem como principais funções planejar, organizar, implementar e controlar as atividades. para que isso ocorra de forma saudável é necessário que este profissional tenha o apoio dos gestores...
tracking img