Pesquisa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

em Gestão da Produção

[pic]



Pesquisa Operacional







Bruno Leite

Caio Macegosa

Fernando Boccardo





Pesquisa Operacional Aplicada a Gestão da Produção

Orientador: Profa. Dra. Vitória M. Pureza





São Carlos
2012

Resumo do artigo
“O Planejamento da manufatura. PraticasIndustriais e Métodos de Otimização”.
Existem diversas ferramentas de apoio ao planejamento da produção de sistemas de manufatura. Dentre elas destacam-se as práticas industriais conhecidas como técnicas avaliativas de soluções e os métodos de otimização, conhecidos como técnicas gerativas de solução.
Um sistema produtivo é formado de recursos que, a partir de operações detransformação dos insumos básicos trabalham em conjunto para o desenvolvimento.
de produtos.O objetivo desses sistemas deve ser atender às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, minimizando desperdícios e custos de modo a maximizar o lucro da corporação.
O gargalo de produção, ou seja, capacidade máxima do sistema começou a evoluir, a capacidade de produção tornou-se maior que o mercado,passou-se da produção em larga escala de poucos produtos para a produção em pequenos lotes de produtos diversificados. Este fato levou o sistema produtivo a implantar políticas para atender melhor o cliente e ganhar competitividade. Quanto mais sofisticados os sistemas, maior atenção deve ser dada às atividades de gestão, possibilitando o retorno do alto investimento em menor espaço de tempo.Por exemplo, em um processo de produção serial, a determinação de um esquema adequado de operação é muito mais fácil de ser implementado do que em um processo contendo células flexíveis.
A produção mensal planejada para um dado tipo de produto, que é composta de duas parcelas: pedidos conhecidos e previsão de consumo. A primeira parcela é resultado dos pedidos já realizados pelosconsumidores enquanto que a segunda é uma previsão de pedidos ainda não colocados, a importância destes componentes se inverte à medida em que se afastam do tempo inicial de planejamento, curto prazo a demanda conhecida ocupa o papel mais relevante no planejamento, enquanto que, no médio e longo prazo, a demanda prevista torna-se relevante para decisões sobre o emprego futuro dos recursos de produção,assim fica claro a importância do “tempo” no processo de tomada de decisão.
De uma maneira geral, duas atividades principais podem ser destacadas no gerenciamento da produção: o planejamento e o controle da produção, o planejamento pode ser dividido em planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
O planejamento estratégico tem como objetivo adquirir edesenvolver os recursos de produção, definir novos produtos, estabelecer políticas de atendimento ao cliente e gerar planos agregados de produção baseados nas previsões da demanda de longo prazo.
O planejamento tático tem como finalidade desagregar as metas estabelecidas pelo nível estratégico em termos de tempo, recursos e produtos e o estabelecimento de políticas ótimas detalhadas deprodução, de utilização de recursos de produção.
O planejamento operacional, algumas vezes, também denominado de programação da produção, tem como meta a execução ótima das tarefas estabelecidas pelo planejamento tático.
O sucesso do enfoque de planejamento hierárquico está relacionado com a integração dos três módulos abaixo (Figura 1).
[pic]
Devido, principalmente, à dinâmica deoperação do sistema e às incertezas do ambiente de produção, a execução efetiva das tarefas, via de regra, difere daquilo que foi planejado. Para a avaliação desta diferença existe a função de controle. Esta função permite estabelecer uma medida de desempenho em relação aos resultados esperados pelo planejamento e o resultado obtido na execução.
Isto permite, ainda, estabelecer, se...
tracking img