Coelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÕES / nutrição de Importância da fibra na REVIEWS coelhos

Importância da fibra na nutrição de coelhos Importance of fiber in rabbit nutrition
Alex Martins Varela de Arruda1*; Elzânia Sales Pereira2; Ivone Yurika Mizubuti3; Leandro das Dores Ferreira da Silva3

Resumo
Objetivou-se nesta revisão reunir as informações de maior relevância no campo nutricional referentes às característicasfísico-químicas e efeitos fisiológicos da fibra na alimentação de coelhos. Esta área pode representar um ponto de estrangulamento na expansão da cunicultura como uma atividade rentável em nosso país, diante da diversidade de ingredientes fibrosos ou não convencionais passíveis de uso em rações completas balanceadas e seus efeitos sobre o rendimento produtivo e reprodutivo, principalmente devidoàs características privilegiadas da carne e da pelagem desta espécie. Palavras-chave: Coelhos, fibra, nutrição.

Abstract
It was objectified in this revision to gather the larger relevance information in the nutritional field referring to the physical-chemistries characteristics and physiologic effects of the fiber in the rabbits feeding. This area can represent a narrowing point in thecuniculture expansion as a profitable activity in our country, due to the diversity of fibrous ingredients or don’t stipulate passive use in balanced complete diets and its effects on the productive and reproductive yield, mainly due to the privileged characteristics of the meat and of the coat of this species. Key words: Fiber, nutrition, rabbits.

Introdução
Os polissacarídeos estruturais da paredecelular dos vegetais constituem-se basicamente de polímeros de pentoses (arabinose e xilose) e hexoses (glicose, frutose e galactose), unidades básicas que se combinam dando origem a dois grupos principais, βglicanos e heteroglicanos. No primeiro se encontra a celulose e no segundo, as pectinas e as hemiceluloses, formando a fração insolúvel também chamado de
1

polissacarídeos não amiláceos.Estes carboidratos, juntamente com a lignina (polímero aromático de ésteres fenólicos) constituem as principais frações da “fibra”, ou seja a parte do alimento que não pode ser digerida pelas enzimas digestivas dos animais, porém, susceptível de degradação em intensidade variável pela atuação microbiana simbiótica do cecocólon de coelhos.

Zootecnista Ds Nutrição de Não Ruminantes, Professor doCurso de Zootecnia, Campus de Marechal Cândido Rondon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (amvarela39@hotmail.com) 2 Zootecnista Ds Nutrição de Ruminantes, Professora do Curso de Zootecnia, Campus de Marechal Cândido Rondon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná 3 Doutores. Professores do Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Londrina * Autor para correspondência.

Semina:Ciências Agrárias, Londrina, v. 24, n. 1, p. 181-190, jan./jun. 2003

181

Arruda, A. M. V. de et al.

A produção de ácidos graxos voláteis a partir da fermentação dos resíduos que escaparam do processo digestivo no estômago e intestino delgado, ocorre no intestino grosso, constituindo uma importante contribuição ao metabolismo energético. Entretanto, há grande variação na composição químicada fibra em função da espécie vegetal. Este fato associado às interações que ocorrem entre alguns de seus constituintes, dificulta a avaliação do grau de utilização de alimentos com elevados níveis de fibra para esta espécie, especialmente em função da necessidade de “lastro” determinada pela peculiar excreção seletiva da fração lignocelulósica, que condiciona a estratégia digestiva única doscoelhos, a cecotrofia. Desta forma, a precisão na análise da composição química da fração fibrosa do alimento ou da dieta deve ser a mais acurada possível, para a correta estimativa das frações degradáveis no intestino grosso destes animais. As propriedades físico-químicas da fibra vegetal se caracterizam por influir sobre o trânsito digestivo das dietas, a absorção de minerais e a absorção dos...
tracking img