Douglas mcgregor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Z

A teoria administrativa tem sido permeada de modismos nas últimas décadas: APO,CCQ, Teoria X e Y, enriquecimento de cargos, Desenvolvimento Organizacional etc.
constituíram novidades queficaram na moda muito tempo. No início da década de 1980, surgiu outra novidade em modismo: a Teoria Z.
A Teoria Z enfatiza que o sucesso das administrações está ligado à motivação humana e nãosimplesmente na tecnologia dos processos produtivos. As máquinas são ferramentas sofisticadas a serviço do homem precisando sempre de aperfeiçoamentos do próprio homem.
A Teoria Z coloca o homem frente afrente à porta que ele sempre quis abrir e passar.
Vejamos alguns aspectos:
O homem quer participar, o maior patrimônio é o próprio homem;
o homem é criativo;
o homem quer ser original;
o homemquer liberdade;
o homem quer ter iniciativa;
o homem é responsável;
o homem quer estabilidade;
o homem busca uma qualidade de vida melhor sempre;
o homem está sempre insatisfeito;
o homem não éindividualista;
a coerência e a estabilidade do grupo é a segurança do indivíduo.
Estes conceitos hoje difundidos pela "Teoria Z", são tirados do dia a dia das organizações orientais e também já dosocidentais, e o resultado é a conquista de estabilidade 7 no emprego, remuneração mais condizente, satisfação de participação nos problemas e sucesso das organizações.
Na Teoria Z, o conceito dehierarquia de linha não foi esquecido, porém já não representa tanto peso na balança da administração. Qualquer empregado, ou melhor, um grupo de empregados se reúne e questiona: os métodos, osprocessos, as rotinas, os obstáculos, os custos, etc. e sugere mudanças, mudanças estas que racionalizam a vida comum do dia a dia ; a melhoria individual das partes melhora o todo.
A Teoria Z nasceu noOriente, mas isto não é uma experiência doméstica e localizada, já temos suficientes informações que esta teoria tem caráter mundial, as aspirações humanas são universais independentemente da localização...
tracking img