Derivadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA EM INGLÊS

TRABALHO DE ECONOMIA MATEMÁTICA

DISCIPLINA: ECONOMIA MATEMÁTICA

PIRACICABA-SP
NOVEMBRO DE 2010
UNIMEP - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURAEM INGLÊS

ECONOMIA MATEMÁTICA

ALUAN SALVATTI SCUDERO. R.A.: 10.0998-4
DIEGO COSTA. R.A.: 105101-0.
MATHEUS. R.A.: 10.
TIAGO. R.A.: 10.

PROFESSOR: ANTONIO NELSON CORRÊIA FILHO

Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Economia Matemática, do 2º. Semestre do curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de Piracicaba sob Orientação do Professor Antônio NelsonCorrêia Filho

PIRACICABA - SP
NOVEMBRO DE 2010
ÍNDICE

1. Introdução………………………………………...…………………....03

2. A importância da aplicação da derivada dentro da Economia…………………………………….………...…........................................04

3. A aplicação da derivada e, um context ligado a Economia……………….......................……………………………………………...06

4. ConsideraçõesFinais……........………………………………………..08

Apêndice…………………………………………………………………….09

Referências Bibliográficas…………………………………………….....11

1. Introdução
O conceito de derivada trata-se da taxa de variação de uma função. Contudo, este trabalho tem como objetivo abordar, de maneira breve, objetiva, porém esclarecedoras algumas questões freqüentemente a respeito das derivadas. De modo que, o trabalho possa vir a esclarecer questões relativasnão só a como usar as derivadas de forma correta, mas principalmente quando um profissional de economia deve fazer uso da mesma.
Portanto, utilizaremos referências ligadas não somente dentro do âmbito matemático, mas principalmente como utilizar destes imprescindíveis conceitos matemáticos, acoplando-os aos possíveis problemas que um economista possa encontrar. De modo que, trataremos essesproblemas, ressaltando também as tecnologias atualmente disponíveis e que estão ao alcance dos economistas que fazem uso da linguagem matemática em seu ambiente profissional.

2. A importância da utilização das derivadas na questão da produção

Inicialmente faremos através da utilização de um exemplo hipotético e simples, de como a derivada foi utilizada para a resolução deste problema, o qualestá baseado em um processo de tomada de decisão.
A um determinado empresário foi solicitado uma tonelada de uma determinada peça, a qual o cliente já havia comprado recentemente 9 toneladas desse produto, de modo que, essa uma tonelada apenas seria um complemento para o suposto cliente. Entretanto, no processo de tomada de decisão, o empresário deve decidir se vale ou não a pena a produção de maisuma tonelada deste produto, sendo que ele já dispõe de uma estrutura montada para a produção, se este complemento trará para a empresa um lucro satisfatório.
Partindo desse ponto, é certo que alterações, mesmo que sejam pequenas, na quantidade produzida, ou mesmo na venda afetarão diretamente os resultados da empresa (estes são compostos por: custos, lucro e receitas). Entretanto, é neste ambientehipotético, que aplica-se o conceito de derivadas, de modo que, as variações anteriormente citadas representarão os valores de uma, chamada, variável (x), de modo que este afete diretamente outras variáveis que dependem dessa, que matematicamente serão f(x) (funções).
Então, caso o objetivo do empresário, dentro do período de 30 dias for obter a receita total máxima, dispondo de um nível deprodução que se encontra em 10 unidades, qual a melhor solução para o empresário, aumentar, ou reduzir o preço e vender a unidade solicitada do produto?
Para obtermos a resposta correta proposta pela situação, devemos considerar alguma função. Desta forma, vamos propor que seja, a função referente a receia total RT (x) = -1x² + 50x. Resolvendo esta simples função, pro meio do...
tracking img