Douglas mcgregor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral da Administração

Douglas McGregor

Nascido em Detroit no ano de 1906, e falecido em 1964, McGregor partilhou as suas idéias sobre as necessidades do indivíduocom Maslow. Psicólogo social especialista em comportamento humano, professor do MIT e de Harvard, tornou-se famoso pela sua teoria X (gestão autoritária) e teoria Y (gestão participativa) criada em1960. Esta última desafia as empresas a inovar na gestão dos recursos humanos e preconiza que as pessoas têm uma necessidade psicológica de trabalhar e aspiram a ter realização profissional eresponsabilidade. A teoria X nega a existência de qualquer potencial na força de trabalho e assume que as pessoas são preguiçosas, imaturas e precisam ser controladas para ter resultados.
Douglas McGregor foi,segundo diversos analistas, o autor que publicou a obra mais completa sobre as motivações humanas. Duas das suas obras mais importantes são e Motivationand Personality e The Human Side of Enterprise,publicados em 1954 e 1960, respectivamente. Na sua teoria, McGregor identificou dois conjuntos de suposições antagônicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria decomo liderar pessoas dentro de uma organização:
· Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, porisso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássicae levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos fatores higiênicos definidos por Herzberg.
· Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram queo trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições corretas (como sejam a justiça do que recebem em troca do que oferecem à organização) desejam trabalhar, daí que é...
tracking img