Docencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA NACIONAL

FACULTAD REGIONAL BUENOS AIRES

MESTRADO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA



REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

ENSINO, FORMAÇÃO E PRATICA DOCENTE

Professora: Susana Gianattasso
Alunas: Ivanea Muneron
Magda Regina Dorr

Turma: Tenente Portela

Buenos Aires, Fevereirode 2010

ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

ENSINO, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE
“Enseñanza, Formação y Prática Docente”,

Em sua prática, o professor está em constante processo educativo. Para a conscientização desse fato, necessitamos desenvolver ações com reflexão crítica, curiosidade, criatividade e investigação. Assim, compreende-se que a formação profissional de qualidade deveter sólida base de formação geral, que não se completa na escola, mas sim dentro do processo evolutivo do ser humano, por meio da educação permanente. Desse modo, ocorre a complementação para a formação integral do indivíduo.
Trabalhamos com o texto de Inês Duccel, “La invención del aula”, onde a autora trabalha fazendo referência a escolarização elementar, métodos pedagógicos e organização doensino; o docente e a formação metodológica; educação formal; exercício do controle; necessidade de obediência e reflexão e o fazer uso da liberdade e formar consciência.
Devemos reafirmar a questão educativa como compromisso com o crescimento pessoal e profissional, visando melhorar a qualidade da prática profissional.
Quanto à escolarização elementar, a autora citada, refere que a aula é umproduto dos métodos pedagógicos que propõe uma organização para o ensino. Que a formação docente é bastante metodológica e formal, embora a “aula” seja um espaço de encontro de pessoas com diferentes alternativas e possibilidades.
Evidencia-se, nesse contexto, a educação em serviço, entendendo-se que, nas instituições, não é a responsabilidade de um grupo específico, e sim de todos os envolvidosnesse processo.
Com isto podemos observar que a formação de mais tempo foi marcada pelo enfoque no reproduzir e que a mais recente, esteve mais próxima da realidade social, e que o espaço da aula permitiu maior expressão.
Segundo a experiência profissional das autoras, em que uma atua como docente em instituição que contemplam unidades de saúde, de ensino superior e hospital-escola, dentreas inúmeras funções, visa à obtenção de condições favoráveis ao desenvolvimento profissional.
Segundo Peter Woods “Investigar el arte de la enseñanza”. O autor faz alusão ao ensino como arte e como ciência. Diz-nos que devemos encontrar na prática docente: construção, qualidades pessoais carismáticas, cooperação, confiança, sensibilidade, controle, capacidade de expressão, desenvolvimento sociale conhecimento dos demais.
Segundo Dussel a escola é o lugar onde passamos a maior parte de nosso tempo. A situação da aula não é reconhecida por todos. A escola é um instituto pedagógico, uma estrutura comunicacional.
A prática do ensinar não tem sido exercida em sua totalidade pelo professor, identificando-se, dessa maneira, uma crise na educação, caracterizada pelo afastamento doprofissional de seu objeto de trabalho, ou seja, o ensinar e aprender.
O professor passou a gerenciar o processo de trabalho, deixando de ser alienado a ele. A partir dessas considerações e compreendendo a complexidade desta tarefa, o profissional segundo Pater Woods passou a investigador de uma instituição com sua identidade e sua capacidade de trabalhar artisticamente com seus encargos.
Sendo assim,a prática profissional é a aplicação dos conhecimentos técnico, científico e comportamental adquiridos na formação, são comprometidas com o atendimento das necessidades do aluno e sua família, da comunidade, da equipe multiprofissional e das instituições onde se desenvolvem e devem estar compromissadas com a atividade de educar e ensinar.
Ainda segundo Pater Woods, os objetivos e métodos...
tracking img