Diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAAE – CENTRO DE ATENDIMENTO AO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.
CNPJ – 032266630001-17
AV. Dom João Costa s/n – Maués – Vitória de Santo Antão – CEP- 55600000
Email – irisromao@bol.com.br

PRD - PROJETO “RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”

Dados Gerais da Instituição:
• Escola Senador João Cleofas de Oliveira
Av. Dom João Costa s/n
Bairro: Maués - Fone (0XX) 81 -3526-8922/35268923
Vitória de Santo Antão-PE Cep. 55610-900
• Ano de Criação: 1975
• Inicio de Funcionamento: 19/novembro / 1975


1- Descrição da instituição:

A Escola Senador João Cleofas de Oliveira, situada à av. Dom João Costa,s/n, Maués, na cidade de Vitória de Santo Antão – PE , fundada em 19 de novembro de 1975. É uma unidade de ensino da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, ondeatende as modalidades: Fundamental, EJA, Médio e Especial. Possui uma matrícula de 1.732 alunos, funcionando em três turnos. Dispomos de uma estrutura física favorável, recetemente reformada para este fim cuja a mesma foi escolhida para ser o Centro de Atendimento ao Aluno com necessidades educativas especiais, tendo sido contemplada através da Secretaria de Educação Estadual com uma sala derecursos pedagógico, onde podemos oferecer a complementação do atendimento educacional.
A Escola Senador João Cleofas de Oliveira é formado por:
01 Gestora – Íris Romão Lopes
01 Vice-diretora- Maria de Fátima Gomes
01 Secretaria – Arlete Alves dos Santos
01Coordenadora de Atividades – Adelma Jose da Silva
Formado também pelo Conselho Escola Senador João Cleofas de Oliveira, (fundado em20/03/1999) constituído da seguinte forma:
06 (seis) professores(a):
Iris Romão Lopes
Maria de Fátima Gomes
Jose Vicente da Silva Filho
Adelma Jose da Silva
Etiene Alves de Melo
Maria Jose da Silva Ramos
01 (um) pai:
Gilvaneide Severina Oliveira
02(dois) alunos:
Rafael Vicente da Silva
Robson Jose Oliveira da Silva
Contamos também com a associação de professores e pais de alunosreunindo-se mensalmente.





2- JUSTIFICATIVA

A principal justificativa para a ação do projeto “Respeitando as Diferenças” consiste em não ter na cidade de Vitória de Santo Antão, nenhum programa voltado para atendimento de Crianças e Adolescentes com Necessidades Educativas Especiais (CANEE), um acompanhamento pedagógico juntamente com o processo de reabilitação dentro de uma única instituição,onde se possa desenvolver um trabalho em conjunto abordando o CANEE como um ser biopsicosocial, e assim, favorecer de forma mais imediata à garantia de seus direitos envolvendo-os num processo de inclusão social.
Como também, pelo fato desta escola já oferecer atendimento especializado na área pedagógica, atendendo CANEE com deficiências múltiplas, como deficiência mental, física, auditiva,síndrome de Down, bem como, por ter sido contemplada para ser o centro de atendimento ao aluno especial, onde está sendo implantada uma sala de recursos pedagógicos para melhor atender as diferentes dificuldades encontradas.
Contudo, foi constatado através das avaliações realizadas pelos professores, pais e outros profissionais envolvidos neste processo, que se faz urgente e necessário proporcionar aestes alunos matriculados e aos que irão ingressar, uma melhor assistência nas áreas psíquica e motora, com o objetivo de acelerar o seu rendimento social e pedagógico. Associado a este processo tem uma grande inquietação à procura pela assistência prestada na modalidade de ensino, por pais de CANEE, como autismo, deficiência visual e que denota poucos recursos por parte da escola, onde sabemosque, estas crianças e adolescentes necessitam também de acompanhamento Terapêutico Ocupacional, Psicológico, Fonoaudiológico, para complementar a abordagem aos mesmos. O referido projeto necessita ainda com URGENCIA, de um Micro-ônibus projetado e adaptado com 30 lugares, para transportar os alunos cadeirantes e outros mais comprometidos, esta necessidade é mais gritante tendo em vista que...
tracking img