Atividade estruturada 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Elementos de uma Rede:

O diagrama mostra os elementos de uma rede comum, incluindo dispositivos, meios físicos e serviços, reunidos por regras que funcionam em conjunto para enviar mensagens. Usamos a palavra mensagens como um termo que abrange páginas web, e-mail, mensagens instantâneas, ligações telefônicas e outras formas de comunicação possibilitadas pela Internet. Existe uma variedadede mensagens, dispositivos, meios físicos e serviços que permitem a comunicação dessas mensagens.

[pic]

As redes de comunicação são, em grande parte, orientadas graficamente e ícones são normalmente usados para representar dispositivos de rede. O lado esquerdo do diagrama são mostrados alguns dispositivos comuns que freqüentemente originam mensagens que compõem nossa comunicação. Elesincluem vários tipos de computadores (ícones de um computador pessoal e de um notebook são mostrados), servidores e telefones IP. Em redes locais, esses dispositivos normalmente são conectados por meio de uma rede de área local (LAN – com ou sem fio).

O lado direito da figura mostra alguns dos dispositivos intermediários mais comuns, usados para direcionar e gerenciar mensagens através da rede, assimcomo outros símbolos comuns de rede. Símbolos genéricos são mostrados para:
Switch – o dispositivo mais comum para interligar redes locais
Firewall – fornece segurança às redes
Roteador – ajuda a direcionar mensagens conforme elas navegam pela rede
Roteador sem fio – um tipo específico de roteador normalmente encontrado em redes residenciais
Nuvem – usado para resumir um grupo dedispositivos de rede. Detalhes sobre isso não são relevantes para esta discussão
Link serial – uma forma de interligação WAN, representada por uma seta piscando.

[pic]

Para que uma rede funcione, os dispositivos devem estar interligados. As conexões de rede podem ser com ou sem fio. Nas conexões com fio, pode-se usar cobre que transmite sinais elétricos, ou fibra ótica, que transmite sinais de luz.Nas conexões sem fio, o meio físico é a atmosfera terrestre ou o espaço e os sinais são microondas. Cobre inclui cabos, como fios de telefone com par trançado, cabos coaxiais ou mais comumente, o que é conhecido como cabo UTP de categoria 5 (Par trançado sem blindagem).
Fibras óticas, finos fios de vidro ou plástico que transmitem sinais de luz, são outra forma de meio físico de rede. As conexõessem fio podem incluir uma conexão residencial entre um roteador sem fio e um computador com uma placa de rede compatível, a conexão sem fio entre duas estações remotas, ou a comunicação entre dispositivos na terra e satélites. Numa típica viagem através da Internet, uma mensagem pode viajar por meio de uma variedade de meios físicos.

[pic]


1. A Arquitetura das Redes:

As redes devemsuportar uma grande variedade de aplicações e serviços, assim como operar em vários tipos diferentes de infra-estrutura física. O termo arquitetura de rede, neste contexto, se refere às tecnologias que apóiam a infra-estrutura e serviços programados e aos protocolos que movimentam as mensagens através dessa infra-estrutura. Conforme a Internet e as redes em geral evoluem, estamos descobrindo que háquatro características básicas que as arquiteturas subjacentes precisam abordar para estar à altura das expectativas do usuário: tolerância a falhas, escalabilidade, Qualidade de Serviço e segurança.

Tolerância a falhas

A expectativa de que a Internet esteja sempre disponível aos milhões de usuários que dependem dela requer uma arquitetura de rede projetada e construída para ser tolerante afalhas. Uma rede tolerante a falhas é aquela que limita o impacto de uma falha no hardware ou software e consegue se recuperar rapidamente quando tal falha ocorre. Essas redes dependem de links ou caminhos redundantes entre a origem e o destino de uma mensagem. Se um link ou caminho falha, processos asseguram que as mensagens possam ser instantaneamente encaminhadas por um link diferente...
tracking img