Impulso

Páginas: 3 (745 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Equações
O impulso( ) é igual à variação da quantidade de movimento ( ) de um corpo.

Em situações onde a força mostra-se constante ao longo do intervalo de atuação, o impulso pode também sercalculado a partir do produto entre a força ( ) aplicada ao corpo e ointervalo de tempo ( ) durante o qual a força atua.

Em situações mais complicadas - onde a força resultante atuanto no corpo évariável - a equação anterior contudo não se aplica. Deve-se determinar o impulso nestes casos pela integração de no tempo:
.
[editar]Variação da Quantidade de Movimento
Na maioria dos casos amassa do corpo permanece constante, e nestes casos a variação da quantidade de movimento pode ser calculada como o produto da massa ( ) pela variação de velocidade ( ).

Porém a fórmula mais geral,aplicável a qualquer situação, deve incluir os casos em que há variação não apenas na velocidade como na massa. Neste caso o impulso é dado pela quantidade de movimento final ( ) subtraída daquantidade de movimento inicial ( ).

Ou ainda

[editar]Para pensar
O impulso sofrido por um objeto (massa constante) depende apenas das quantidades de movimento associadas ao instante antes da colisãoe após a colisão, e não de quão rápido se processam as colisões que levam o mesmo estado incial ao mesmo estado final.
A exemplo considere um ovo abandonado em queda livre de uma determinada altura,primeiro sobre uma almofada, posteriormente sobre o chão. A massa do ovo é a mesma em ambos os casos, e provido que as alturas de queda - entre o ponto de soltura e o ponto de contato do ovo com oobstáculo[nota 1] seja mantida a mesma, as velocidades do ovo após cair a distância em consideração também serão a mesma em ambos os casos. Visto que P = mV, tem-se pois que as quantidades de movimentoimediatamente antes da colisão são iguais em ambas as situações. Em ambas as situações o estado final do ovo corresponde ao ovo parado - com velocidade zero, quer este tenha quebrado, quer não - de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impulso
  • Impulso
  • impulso
  • impulso nervoso
  • Impulsos E Vontade
  • Impulso nervoso
  • Relé de impulso
  • impulso para inclusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!