Diversidade cultural brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Neste trabalho será descrito sobre a Diversidade Cultural Brasileira. O povo brasileiro é o país mais diversificado do mundo, devido à miscigenação que ocorreu durante sua colonização. Cada povo que desembarcou no Brasil deixou um pouco de sua cultura e no decorrer deste trabalho será descrito o que cada povo contribuiu da sua cultura para formar a nossa cultura. Os europeusforam os que mais contribuíram para a formação da nossa cultura, mas a cada ano que passava mais imigrantes vinham para o Brasil, adicionando novos traços ao panorama cultural brasileiro. Tudo que vivemos socialmente é cultura! A história da nossa vida e a história de toda uma sociedade é escrita seguindo determinados comportamentos culturais que socialmente são criados e aceitos por todos.Querendo ou não nos seguimos o curso de nossas vidas por meio de "regras e normas" que não são mecanismos de controle, mas servem de guia de comportamento. A cultura é algo que sempre está em mudança, até a cultura de países mais conservadores e tradicionais já está mudando. A cultura é dinâmica, influencia e é influenciada por outra. O brasileiro surgiu de vários povos, mas apesar de todas asdiferenças devemos ter orgulho de ser brasileiros. Os indígenas também contribuíram muito para a formação da nossa cultura, pois quando os europeus chegaram aqui, eles já tinham sua cultura, seus hábitos, suas crenças, etc; Os negros também contribuíram para a formação da nossa cultura.Diversidade Cultural Brasileira

Cultura pode ser definida como o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamento e arte de um povo. Outra definição de cultura se refere mais estritamente às artes de caráter mais erudito: literatura, pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas.
A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia dessepaís sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas.
O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturasdos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsahariana. A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro. Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra e, mais recentemente,dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.
Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa.
Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal, o que implicou a transplantação tanto de pessoas quanto dacultura da metrópole para as terras sul-americanas. O número de colonos portugueses aumentou muito no século XVIII, na época do Ciclo do Ouro. Em 1808, a própria corte de D. João VI mudou-se para o Brasil, um evento com grandes implicações políticas, econômicas e culturais. A imigração portuguesa não parou com a Independência do Brasil: Portugal continuou sendo uma das fontes mais importantes deimigrantes para o Brasil até meados do século XX.
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com...
tracking img