Ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTACATARINA
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ECONOMIA POLÍTICA
POLLYANA TEIXEIRA

A DITADURA MILITAR BRASILEIRA
(1964-1985)


O Brasil viveu 21 anos sob ditadura militar. Milhares de pessoas foram perseguidas, investigadas, cassadas, presas, torturadas, assassinadas, banidas do país. Contudo, é importante antes de nos aprofundar na ditadura, conhecer o populismo, ummodo de governar que antecedeu a ditadura e vigorou em 1946 a 1964, mas que teve ínicio na revolução de 1930.
Um Governo Populista é o tipo de governo que o presidente é adorado pelo seu carisma e pelas suas ações governamentais. O líder populista é adorado principalmente pela população de baixa renda. A principal característica dos Governos Populistas era a expansão da industria e da economiacapitalista. Getúlio Vargas foi o maior expoente do populismo no Brasil.
Depois de Vargas vários presidentes passaram, sempre com a forma populista de governar, porém no governo de Jânio Quadros as ações populistas já não eram tão eficazes como antes. Os esforços feitos para a sociedade já não era mais viável devido a bola dividas criadas. Com o seu governo indo de mal a pior Jânio Quadrosperdia apoio. Sem apoio político, renunciou ao cargo de presidente em em 25 de Agosto de 1961. Alegou ele que Forças Ocultas o fizeram a tomar esta decisão.
Com a renuncia de Jânio Quadros o Governo Brasileiro passou a ser exercido por João Goulart.
Políticos ligados as Forças Armadas pronunciaram contra a posse de João Goulart. Para resolver o imparsse eles criaram o Parlamentarismo. João Goularttomou posse da presidência mas com seus poderes limitados em decorrencia do Regime Parlamentarista. O Parlamentarismo foi reprovado e João Goulart governou como desde o inicio de seu mandato deveria governar.
Em 24 de Março de 1964, procurando dar um basta a política Jango, a Forças Armadas apoiada pela oposição deu um golpe de estado que deu origem a uma Ditadura Militar no Brasil.

O golpe
Acrise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários,banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista. Os partidos de oposição acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelodesabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil prometendo mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país. Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart.
No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saemàs ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.

O período de 1964 – 1985
Este período caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitosconstitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
A ditadura militar expressa o predomínio da grande burguesia financeira e monopolista no mundo do Estado, das relações do Estado com as classes subordinadas. Na prática, a ditadura instalada com o golpe expressa a vitória da contra revolução burguesa que se formou por dentro darevolução burguesa...
tracking img