Hotsports

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HOTSPOTS

Mapa dos principais Hotspots no Planeta Terra.

TRABALHO DE BIOLOGIA

PRIMEIRO MÓDULO – TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

EDUCADOR: Jaqueline

EQUIPE: Sirléia de Souza Nascimento

Raphael Seliprandy Silva

Introdução:

Hot Spots

Um dos maiores dilemas dos conservacionistas é saber quais são as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra. Paratentar resolver esse problema o ecólogo inglês Norman Myers criou em 1988 o conceito dos hotspots, que estabeleceu 10 áreas críticas para a preservação em florestas tropicais. Entre essas áreas estão os Andes tropicais, Madagascar e a Mata Atlântica.
A imensa biodiversidade do planeta não é igualmente distribuída em sua superfície. De fato, admite-se que cerca de 60% de toda a diversidadebiológica se encontre em apenas 1,44% da superfície da Terra.
Nessa pequena área se restringem 44% das espécies de plantas vasculares e 35% dos vertebrados não peixes.
  Denominados HotSpots, esses não são apenas os pontos quentes em diversidade biológica do planeta, mas também os recordistas em devastação, devendo ser, portanto, as prioridades de conservação (Myers et al., 2000)
A estratégiados HotSpots é baseada nas seguintes premissas (Mittermeir et al, 1999):
A biodiversidade é importante para a manutenção das comunidades das diferentes nações, devendo ser levada em conta na decisão de estratégias de desenvolvimento;
Algumas áreas apresentam mais alta diversidade biológica do que outras;
Muitas das áreas que exibem alta diversidade exibem, também, altoendemismo de espécies;
Muitas das áreas de alta diversidade estão sendo devastadas pela ação antrópica;
Para conseguir o maior impacto com recursos limitados é preciso concentrar esforços nas áreas de alta diversidade, alto endemismo e grande devastação.
Além dos hotspots, a ONG Conservation International possui outras duas diretrizes para conservação:
• Wilderness Areas, queidentifica os grandes blocos de florestas tropicais, praticamente intactos (ou seja, que possuem mais de 75% de sua vegetação original) e com baixa densidade populacional (menos de 1 habitante por km2). Nessas regiões, como é o caso de grande parte da Amazônia, onde se encontra algumas poucas populações indígenas.
• Outro conceito leva em consideração as fronteiras políticas e a riqueza biológicaencontrada dentro de cada nação. Os 17 países de megadiversidade são aqueles com os mais altos índices de riqueza natural do mundo.
Em todas as três abordagens, o Brasil tem posição de destaque. É o país campeão de megadiversidade, tendo maior número de espécies do que qualquer outra nação. Possui também o maior bloco de área verde do planeta, a floresta amazônica e em território brasileiro podem serencontrados dois hotspots importantes: a Mata Atlântica e o Cerrado.
Somando todas as áreas de hotspots, elas representam 2,3% da superfície terrestre.
Cerrado e Mata Atlântica os hotspots ambientais brasileiros.
A África é o continente com maior número de hotspots ambientais.

Definição:
O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers (oprimeiro conservacionista a introduzir o termo Hot Spots no mundo científico) para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?

Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers (ecólogo inglês) procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis debiodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de Hotspots.

Hotspot é toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas (não são encontradas em nenhum outro local) de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original....
tracking img