Dispositivos de entrada e saida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISPOSITIVO DE ENTRADA E SAÍDA:
MONITOR DE VÍDEO































SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 1

2. MONITOR DE VÍDEO 2

3. MODALIDADE TEXTUAL OU SÍMBOLO A SÍMBOLO 7

4. MODALIDADE GRÁFICA OU BIT A BIT 8

5. VÍDEO COLORIDO 11

6. ALGUMAS OBSERVAÇÕES FINAIS 12

7. RESOLUÇÃO 13

8. CONCLUSÃO 15

9. REFERÊNCIA 16

10. FIGURAS 171. INTRODUÇÃO

Os dispositivos de entrada ou de saída são denominados periféricos (porque se encontram instalados fora do núcleo principal UCP/MP, mas ficam na maior parte das vezes próximos, isto é, na sua periferia).
Da mesma forma que temos a necessidade de comunicação com a máquina, também é preciso que haja comunicação nos sentido contrario, isto é, maquina-homem, de modo que o usuáriopossa entender os resultados de um processamento. Uma impressora ou uma tela de vídeo pode servir como dispositivos de saída ou periférico de saída.
O funcionamento do conjunto de dispositivos de entrada/saída em um computador é, em geral, caracterizado pela existência de diversos elementos que, embora realizem o mesmo tipo de função (tenham o mesmo objetivo de comunicação homem-máquina),possuem características bem diversas. Por isso, costuma-se integrar os diversos elementos que cooperam no processo de entrada e saída, em um subsistema, como parte do sistema de computação.
Um subsistema de entrada/saída (E/S) deve, em conjunto, ser capaz de realizar duas funções:
• Receber ou enviar informações ao meio exterior;
• Converter as informações (de entrada e saída) em uma formainteligível para a máquina (se estiver recebendo) ou para o programador (se estiver enviando).
2. MONITOR DE VÍDEO


Um dos periféricos mais populares (e também um dos mais necessários) é o vídeo (vídeo display). Vivendo na era da informação, necessitamos de ferramentas que nos permitam, da melhor forma possível, encontrar, assimilar e manipular os dados de que precisamos. A maneira mais simplesde o ser humano identificar uma informação é através do sentido da visão. Esta é a razão da popularidade e importância vital do monitor de vídeo em um sistema de computação.
Nos primórdios da computação, as informações eram apresentadas muitas vezes na própria forma binaria do computador, através de lâmpadas na frente do painel da máquina. Essas lâmpadas, acesas ou apagadas, indicavam o valor 1ou valor 0 da informação. Mas, como o ser humano possui uma linguagem para comunicação diferente de 0s e 1s, em pouco tempo apareceram dispositivos para apresentar visualmente a informação com os símbolos mais inteligíveis pelas pessoas.
Na língua inglesa, o termo utilizado para esse componente é display, cuja melhor tradução literal seria elemento de exibição, sempre qualificado por outrapalavra complementar. Por exemplo, vídeo display, que simplificamos para vídeo apenas ou monitor de vídeo (expressão menos correta, mas também usada).
Há atualmente diversas tecnologias para fabricação de vídeos, que lhes dão diferentes apresentações físicas, sendo, por isso, também usadas em diferentes aplicações. A Figura 1 apresenta um exemplo de tipo de vídeo utilizado em computadorespessoais.
Os vídeos podem ser classificados quanto à tecnologia de criação e apresentação da imagem, como também quanto à forma com que os bits são passados do sistema para o vídeo. Quanto à tecnologia:


VRC –-- válvula de raios catódicos (CRT – cathode-ray tube);
DEL –-- diodos emissores de luz (LED – light emitting diodes);
VCL –-- vídeos de cristal líquido (LCD – liquid-crystal display);VPE –-- vídeos com painel estreito (TDP – flat panel display).


Estas são apenas algumas das tecnologias hoje em uso pelos fabricantes de vídeos, sendo que os de painel estreito têm varias modularidades, como de gás plasma e eletroluminescentes.
No entanto, apesar dos avanços atuais, a antiga tecnologia de utilização de VRC prevalece como componente de apresentação visual e, por...
tracking img