Dispositivos de entrada e saida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dispositivos de Entra e/ou Saída
Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I /O) são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.
O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital docomputador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.
Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.
Os principais dispositivos de saída de informações são: monitorde vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura etc) e óculos (para realidade virtual).
Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, modem e gravador de CD / DVD.
As interfaces de entrada e saída são responsáveis pela conexão entre as várias partes de um sistema computacional baseado naarquitetura de Von-Neumann. Esta interface é responsável por conectar fisicamente o processador e a memória do sistema ao barramento, tornando-se o terceiro elemento do sistema computacional proposto, foi uma grande revolução no mundo da informática, pois facilita a vida de muitas pessoas.
Ao contrário do que se pode pensar a interface de entrada e saída não é só o conector físico e sim também oresponsável pela comunicação lógica entre o barramento e o dispositivo. Essa função de conexão foi basicamente desenvolvida para que seja possível a comunicação entre vários dispositivos, fazendo com que a velocidade do barramento seja mais bem aproveitada e ainda tanto os periféricos quanto os elementos essenciais tenham programação/produção mais voltada ao seu desempenho, deixando a interconexão com asinterfaces de entrada e saída.

Comunicação dos Dispositivos:
A CPU não se comunica diretamente com cada dispositivo de E/S e sim com "interfaces", de forma a compatibilizar as diferentes características. O processo de comunicação ("protocolo") é feito através de transferência de informações de controle, endereços e dados propriamente ditos. Inicialmente, a CPU interroga o dispositivo, enviandoo endereço do dispositivo e um sinal dizendo se quer mandar ou receber dados através da interface. O periférico, reconhecendo seu endereço, responde quando está pronto para receber (ou enviar) os dados. A CPU então transfere (ou recebe) os dados através da interface, e o dispositivo responde confirmando que recebeu (ou transferiu) os dados (acknowledge ou ACK) ou que não recebeu os dados, nestecaso solicitando retransmissão (not-acknowledge ou NAK).
As interfaces de entrada e saída são conhecidas por diversos nomes, dependendo do fabricante:
Interface de E/S = Adaptador de Periférico, Controladora de E/S, Processador de Periférico, Canal de E/S. Por exemplo, os computadores de grande porte da IBM chamam de "I/O channel". Na CDC, o nome é Peripheral Processor Unit ou PPU.
Acompatibilização de velocidades é feita geralmente por programa, usando memórias temporárias na interface chamadas "buffers" que armazenam as informações conforme vão chegando da CPU e as libera para o dispositivo à medida que este as pode receber.


Formas de Comunicação
A comunicação entre o núcleo do computador e os dispositivos de E/S poderia ser classificada em dois grupos: comunicaçãoparalela ou serial.
COMUNICAÇÃO EM PARALELO:
Na comunicação em paralelo, grupos de bits são transferidos simultaneamente (em geral, byte a byte) através de diversas linhas condutoras dos sinais. Desta forma, como vários bits são transmitidos simultaneamente a cada ciclo, a taxa de transferência de dados ("throughput") é alta.
No entanto, o processo de transferência em paralelo envolve um controle...
tracking img