Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica São Luiz








Projetos de Ferramentas














Estampagem dos Aços



Estampagem é um conjunto de operações de conformação a frio (corte, furação, dobramento e repuxo), realizadas na região plástica de deformação dos materiais, pela imposição de uma deformação permanente de uma chapa, com o objetivo de produzir peças com determinada forma.As ferramentas que permitem a obtenção da forma desejada são denominadas estampos e as máquinas que fornecem a energia e os movimentos necessários para a conformação são denominadas prensas.
De uma maneira geral, os aços inoxidáveis podem ser estampados de forma semelhante aos aços carbono. Pequenas adaptações no processo são necessárias em função de peculiaridades nas suas propriedadesmecânicas, conforme mencionado anteriormente.


Comportamento Mecânico dos Aços.

Os processos de conformação dos diversos metais são realizados a partir de suas respectivas características mecânicas. Particularidades relativas ao comportamento estrutural de cada liga metálica definem os esforços mínimos necessários para o dimensionamento dos equipamentos e ferramentas a seremutilizados.
Com o aço inox não é diferente: Os processos de sua conformação mecânica são semelhantes aos dos aços carbono, cuja tecnologia é de domínio geral. As diferenças de comportamento mecânico existentes entre as duas ligas, aço carbono e aço inox, definem diferentes parâmetros de utilização de equipamentos em cada caso.
O comportamento estrutural dos aços inoxidáveis, a exemplo dos açoscarbono, é definido pela curva tensão deformação. Um corpo de prova do material com dimensões padronizadas é submetido a um esforço de tração crescente até a sua ruptura.


[pic]

O ensaio revela dois domínios bem definidos:



• O domínio elástico (0-A) onde as deformações não são permanentes. Cada tensão corresponde a uma deformação própria de cada aço. Cessado o esforço, ocorpo de prova retorna às dimensões iniciais;


• O domínio plástico (B-C) onde para cada tensão corresponde uma deformação permanente. Uma vez cessado o esforço, em qualquer momento deste domínio, o corpo de prova não retorna às dimensões iniciais;

• Na transição entre os dois domínios (A-B), existe um ponto para o qual o corpo de prova sofre deformação sem nenhum acréscimode tensão. Diz-se que o material “escoa” neste ponto. Nos aços inoxidáveis, esta transição não é tão visível e define-se o limite de escoamento (LE) como o ponto na curva determinado pela intersecção de uma paralela à reta que define o domínio elástico (0-A) a 0,2% de deformação permanente.




O ponto C determina o fim do regime plástico e é definido como limite de resistência (LR). Acurva tensão-deformação é típica para cada aço. O LE dos aços carbono (1008) são ligeiramente mais elevados do que os aços inox (tipos 430 e 304) para a condição de aços recozidos. Porém, o LR dos aços inoxidáveis são superiores aos dos aços carbono.
Aí reside uma diferença básica que vai influir em todos os processos de conformação onde ocorrem deformações permanentes: o ramo plástico B-Cpara os aços inoxidáveis é muito maior do que para os aços carbono. Isto significa que eles suportam deformações maiores sem ocorrer falha do componente.
Dentre os aços inoxidáveis, os aços austeníticos (por exemplo o 304) apresentam este ramo plástico maior do que os aços ferríticos (por exemplo o 430) sendo especificados para conformações profundas.
Nas operações de conformação ondeocorrem corte e, no caso de dimensionamento de parafusos, rebites e pinos de fixação, que são submetidos a esforços cortantes, a tensão para a qual ocorre a ruptura é chamada de tensão de cisalhamento.
Esta tensão é cerca de 65 a 70% do LR para os aços inox e de 55 a 60% do LR para os aços carbono. Uma das diferenças marcantes de comportamento às solicitações entre os vários tipos de aço é o...
tracking img