Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISLEXIA

Muitas vezes, devido ao preconceito e à falta de informação de pais, professores e alunos a respeito da dislexia durante a fase escolar.-
- Estudiosos da dislexia dizem que esses queagridem e insultam, direta ou indiretamente. São, na verdade pessoas que agem sem o mínimo conhecimento no assunto uma vez em que a ciência a trata como um distúrbio de aprendizagem, que não tem cura,mas que não afeta a inteligência do indivíduo, fazendo-se necessário apenas a descoberta de um caminho para que aprendam.

- Até que a família e a criança disléxica tenham uma orientação adequada, pormuitas vezes a criança pode ser rotulada como “preguiçosa”, “burra”, “desligada” e “desinteressa.

- Porém, o melhor diagnóstico só é possível depois que a criança já tenha ao menos um ano dealfabetização e que seja feito por uma equipe multidisciplinar (psicopedagógica, psicológica, fonoaudióloga, e neurológica).

- Cabe ressaltar que a dislexia não é uma doença mental e que a sociedadetem como dever abrir espaço para que estas pessoas possam crescer de forma normal..

O aluno disléxico acaba de maneira estereotipada, responsabilizando apenas o aluno por seus fracassos escolares,ou seja, se o disléxico não aprende no mesmo ritmo dos colegas, deve ser encaminhando a uma escola especial sendo freqüentemente rotulado de deficiente mental, burro, preguiçoso por professores,familiares e amigos.

- O fato de se colocar o problema no aluno acaba por impedir que professores busquem informação e formação para lidarem com este tipo de aluno permitindo que acolhessem cada aluno,respeitando o seu tempo de aprendizagem.

- É entendido por profissionais da área da educação que colocar disléxicos em salas especiais seria o mesmo que negar-lhes o direito e acesso a uma gama deinformações, ao desenvolvimento de sua potencialidade e da possibilidade de sociabilização.

Sintomas:

Falar tardiamente
Leitura vagarosa
Dificuldade de soletrar
Vocabulário pobre
Invenção...
tracking img