Estocagem de produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTOCAGEM DE PRODUTOS
Armazenagem, controle e manuseio de mercadorias são componentes essenciais da logística. Seus custos são elevados. A seleção dos locais onde esse processo será feito está intimamente associada aos custos desse processo.

É conveniente para as organizações alocarem grandes espaços físicos para difícil especificar a demanda com precisão, por isso, em muitos casos sãonecessários à utilização de grande espaço físico. Podemos minimizar esse espaço, fazendo com que nosso estoque

seja o mínimo possível, reduzindo-se assim os custos totais em armazenagem. Os estoques podem servir como redutor dos custos de transportes, pois permite o uso de quantidades econômicas de transportes, ou seja, utilizando-se o máximo que o responsável pelo frete consegue lhe trazer vocêestaria economizando custos com esse serviço.
Muitas empresas, porém, nos dias atuais, estão evitando as necessidades de estoques, aplicando a filosofia JUST-IN-TIME. Entretanto é muito importante que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão e com fornecedores confiáveis a fim de obter um suprimento adequado à demanda, caso contrário tal método não funciona.
Casoexista a necessidade de armazenar matérias é muito importante e até preocupante controlar esses estoques. Os custos com armazenagem e manuseio de mercadorias podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas de uma firma.
NECESSIDADES DE ESPAÇO FÍSICO
A necessidade da armazenagem consiste no fato de as organizações não poderem prever a demanda precisamente, ou seja, de maneira 100% segura. Casoessa perfeita coordenação entre oferta e demanda fosse possível, a produção deveria ter um tempo de resposta instantâneo e o transporte deveria ser totalmente confiável, com tempo de entrega nulo. Desse modo, as empresas utilizam os estoques para melhorarem a coordenação entre oferta e demanda e diminuírem os custos totais.

Os custos gastos com armazenagem e manuseio de materiais sãojustificados e compensados por meio dos custos de transporte e de produção. A empresa reduz custos produtivos, pois seus estoques armazenados absorvem flutuações dos níveis de produção devido a incertezas do processo de manufatura ou a variações de oferta ou demanda. Os custos de transporte são reduzidos, pois a armazenagem permite o uso de quantidades maiores e mais econômicas nos lotes de carregamento. Aquestão é utilizar inventário eficiente para o correto equilíbrio econômico entre os custos de estocagem, produção e transporte.
Muitas empresas estão evitando ou minimizando a necessidade de armazenagem por meio da aplicação do conceito just-in-time, que se baseia na idéia de ajustar o suprimento e a demanda no tempo e na quantidade, de forma que os produtos cheguem justamente quando sãonecessários. Este conceito tem sido mais utilizado no suprimento das empresas, pois os produtos entram, normalmente, como matérias-primas ou componentes dos produtos finais. Portanto, se a demanda por produtos acabados é conhecida com algum grau de precisão, conseqüentemente a demanda pelos suprimentos que darão origem a esses produtos também poderá ser conhecida.
Mesmo assim, enquanto existirem descontospara compras ou transportes de grande lote e incertezas em relação às demandas previstas e nos tempos de aquisição de matérias-primas, haverá necessidade de estoques.
Outra razão para a existência dos estoques é a coordenação de suprimentos e demanda. Por exemplo, empresas que dependem de matérias-primas sazonais, como é caso das que vendem frutas em calda, são obrigadas a armazenarem produçãopara que atendam devidamente seus clientes no período da entressafra. Toda vez que fica muito caro coordenar suprimento e demanda de forma precisa, são necessários estoques. Outro exemplo interessante é o dos fabricantes de ar-condicionado. Um nível constante de produção é mantido devido à demanda ser incerta durante o ano, com picos de venda no verão.Outra situação que serve de razão para a...
tracking img